“O ócio é o atelier em que se escreve. Escrever sem silêncio, sem tempo, sem disponibilidade… não é possível.” (disse Sophia)
Quando em Fevereiro passado era lançado o repto "Uma imagem por um texto", enviei ao desafiante uma imagem (esta) de Sophia com o meu desafio "agora desenrasca-te" e o email lá seguiu. Lembro-me de ter pensado para comigo um mar de coisas, do estilo "tipo ocioso a querer-se livrar da espuma dos dias".
Inesperadamente, quase seis meses volvidos, aparece-me o seu texto agregado à imagem que tinha enviado. E como tinha prometido citá-lo, cumpro o prometido. E não só. Dou-lhe o meu reconhecimento de cumpridor do 4º Mandamento (e que belo é o uso feito do seu ócio).
Para quem por preguiça ou ocupação do tipo "tenho-mais-que-fazer" não vai em links trago a primeiro plano este pedaço da bela prosa do Sam:
«...a andorinha parece não querer partir, os pequenos pardais estão cada vez mais atrevidos e já comem as pequenas migalhas de bolo que espalha em seu redor, esboça um sorriso bondoso e belo, enquanto passa a mão pelo cabelo branco imaculado, para acertar um dos ganchos que parecia querer desprender-se e cita Sophia, “Se tanto me dói que as coisas passem, é porque cada instante em mim foi vivo, na busca de um bem definitivo, em que as coisas de amor se eternizassem”.
Ana Maria nunca pensou em viver para sempre, a idade causa justos receios, e, no entanto, continua a caminhar pela vida com a mesma determinação, com o mesmo sentir de humanidade, com uma visão muito concreta do bem e do mal, do fosso entre ricos e pobres, a defender um mundo que claramente necessita de mais poesia.»
ResponderEliminarGostei de ler!
A imagem e a palavra harmonizam-se sem esforço.
Lídia
Boa Noite Rogério,
ResponderEliminarMuito obrigado pela atenção e pelas palavras. Foi necessário "usar o ócio" da forma mais responsável possível por forma a tentar honrar a imagem.
Aquela abraço
Belo uso da espuma dos dias.
ResponderEliminarDe saída para mais uma tomografia axial computorizada, partilho e deixo o abraço de sempre.
Assim usasse eu o meu ócio, embora esteja ocupada com netos ha bastante tempo!
ResponderEliminarAbraço