04 agosto, 2019

Dominical liturgia [citando Sophia] - 28


Se bem se lembram, calha hoje o 3º Mandamento: Não seja pato bravo

“Penso que a Cultura da nossa época tende muito a ser uma espécie de reserva cultural. Faz-se um Centro Cultural, chama-se um bom arquitecto, põe-se lá quadros bonitos e coisas bonitas… Depois, à roda, é a construção do pato bravo: é uma caricatura cultural. A Cultura é uma coisa que, ou está na mentalidade e na vida, ou não está em parte nenhuma. Não é um objecto de museu, é qualquer coisa de estrutural na vida humana.” (disse Sophia)
Disse Sophia... mas como pode ser a cultura ser o que dela disse Sophia? Qualquer coisa coisa estrutural da vida humana? Mas como?
Com menos de 1% para a cultura todos estamos condenados à mentalidade de patos bravos... A menos que algo surja daqui...

4 comentários:

  1. Gostaria de saber o que tu compreendes por cultura, Rogério ❓❓❓
    Teatro ⁉ Leituras ⁉ Comícios⁉

    Já agora, o que significa "patos bravos"❓❓❓

    ResponderEliminar
  2. E vai longa, muito, nuito longa, esta luta pelo 1% para a Cultura.

    Partilho e deixo um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Estou um pouco fora das percentagens actuais, mas à um par de décadas os Estados Unidos, em comparação com a Europa, tinham destinado à cultura um orçamento miserável.

    Portugal, independentemente das dificuldades orçamentais, tenho a certeza que são bastantes... deveria pensar em manter uma aposta pelo menos digna.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Regra geral os políticos não promovem a cultura, porque um povo culto não se consegue dominar.
    Amigo peço desculpa pela ausência. Há três dias que as dores não me deixam mover o braço direito. A minha médica de família, voltou hoje de férias e eu tinha consulta, mas o posto médico estava sem sistema, e depois de três horas de espera, vim para casa e vou tentar novamente amanhã.
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar