05 agosto, 2019

Redacções do Rogerito (46) - [O que eu compreendo por cultura]

«A minha stora pediu que eu escolhesse um tema e eu lembrei-me de uma pergunta oportuna e que era o que eu entendia por cultura se era teatro se era literatura se era comício e eu acho que é tudo e muito mais que isso pois há muitas culturas e a que eu procuro é de todas elas saber um pouco e assim ser um miúdo culto capaz de entender o universo do direito e do avesso.
Quando era crescido julgava que só haveria duas culturas agora que sou miúdo julgo que há tantas culturas quantos são os povos do mundo.
Aprendi isso numa quinta onde as culturas aparecem juntas e todas à mistura e ver e sentir isso é mesmo muito bonito.»
Rogerito

3 comentários:

  1. Elvira de Carvalho disse algo com carradas de razão "Regra geral os políticos não promovem a cultura, porque um povo culto não se consegue dominar."

    Ainda assim, parece-me perigoso e não devemos fundir cultura com política. Um regime político que controla a cultura, não deixa de a ter, apenas limita o seu sentido, a sua cor e o seu potencial e a Europa está uns furos acima.
    No mesmo sentido, cada região, cada povo, cada caminho realizado acrescenta um ponto... e tudo é cultura.
    Tudo isto para regressar ao pensamento inicial, um povo culto sabe pensar por si mesmo e apenas isso já é revolucionário...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois é Rogérito, os ramos da árvore da cultura são praticamente infindos e eu que, por razões de saúde, há muito deixei de poder deslocar-me à quinta que referes, nem por isso deixei de a ter como referência e de a trazer sempre presente na memória.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Só fui à quinta uma vez mas gostei muito!

    Abraço

    ResponderEliminar