17 fevereiro, 2021

CONFINAMENTO E (DES)EQUÍBRO EMOCIONAL

Você viu o "É ou NÃO É"?
Não? Então veja!
Sim? Então reveja.
Mas não precisa de ver tudo, pois é longo. Clique neste link e ponha o cursor do tempo na marca de 55 min. e 20 seg. após inicio.  

Vem esta recomendação dar suporte credenciado à tese expressa no vídeo que é uma excelente caricatura da realidade emocional muito antes da pandemia (o vídeo é de 2012).

O que o Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental Miguel Xavier vem dizendo, desde há dois anos, dá para entender o vídeo.

Resumindo: 

A saúde mental antes de ser doença, é um desequilíbrio.
E numa sociedade como aquela em que vivemos é difícil ter juízo!

14 comentários:

  1. Por enquanto ainda não me apercebo de qualquer sintoma de desiquilíbrio emocional, choro e rio como sempre o fiz. Tenho noites bem e mal dormidas como sempre tive. Faço exercício físico com a mesma regularidade de sempre...sou contida nos comes e bebes. O Rogério acha que devo preocupar-me com esta ausência de 'anormalidade'?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto... nós estamos sendo e fazendo o que sempre fomos e fizemos... uns dia assim, outros assado... mas sempre em modo coerente com aquilo que foi sempre!

      Mas, na verdade, nem nós, nem a nossa família reflectimos o que por aí se passa e tem passado!
      Para além de nós há mais mundo...

      Ouviu o Dr.Miguel Xavier?

      Abracinho

      Eliminar
  2. A mim ainda não me atingiu, como não fazia vida social, agora estou como sempre estive, em casa com muito que fazer. Vou tentar ouvir o Dr. Xavier.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho sempre a minha janela aberta sobre o Mundo. A realidade passa-se lá fora...

      Tenta. Se fores, volta!

      Abraço, largo!

      Eliminar
  3. Não, não tinha visto o "É ou Não É?" porque soube, ontem mesmo, que o SARS-CoV-2 bateu à porta dos mais próximos dos meus mais próximos, ainda que eles tenham optado por manter-se distantes.
    Vi agora, graças a ti, mas não ouvi nada que fosse novidade para mim.

    De coração nas mãos, aguardo notícias desses meus muito, muito próximos.

    Entretanto, a minha Musa ausentou-se por tempo incerto, como seria de esperar.


    Abraço triste, mas não menor do que o de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu de coração nas mãos, aguardo notícias desses teus muito, muito próximos.

      Entretanto,
      a tua Musa merece descanso
      Voltará, em breve

      Abraço esperançoso

      Eliminar
  4. POis , até parece que em Portugal tudo corria bem e não é assim.


    O COVID só expôs uma série de situações a quem ninguém ligava muita importância.

    Veremos oq ue vai acontecer pós-pandemia...

    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas já havia situações dramáticas, quer por pressão de trabalho (a minha-do-meio é gestora de um grupo de call-center e acontecia/acontece aquilo que o vídeo mostra) que por dependência dos videojogos...

      Abraço e saúde da boa!

      Eliminar
  5. Vi parte do programa.
    Claro que tenho a vida alterada mas, por enquanto, ainda não tenho sinais diferentes do que sempre fui...ligeiramente louca! :)
    Só assim se consegue levar a vida!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DE poeta e de louco todos temos um pouco... mas vamos tendo, muito!
      Temo que chegue o momento em que deixe de ser vida...

      Abraço e saudinha, da boa!

      Eliminar
  6. A saúde mental dos portugueses há muito tempo que vai mal. Segundo dados que estive a ler de 2015, Portugal já era na altura o segundo país da Europa com maior taxa de depressão. Estimava-se que um terço das pessoas com perturbações mentais graves não estava a ser tratada.
    Estive a ouvir o Dr.Xavier e os dados são preocupantes, com a pandemia, o desemprego, o teletrabalho e o confinamento tudo é ainda mais grave.
    Ninguém está livre de ser afetado por algum distúrbio emocional, o vídeo mostra-nos muito bem isso. A pressão constante para ser perfeita, mais eficiente, sem ter vida própria, tem os seus custos. Embora o final seja trágico, não está muito longe da realidade.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperei, sempre com esperança, de ver um comentário como o teu.

      Ainda bem que veio!

      Bjinho

      Eliminar
  7. Se a saúde em geral, não andava muito bem, a saúde mental sempre esteve pior. Esta pandemia só veio piorar uma situação que já era grave.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar