25 fevereiro, 2021

... E foi então que Natália Correia irrompeu pela sala e se juntou à minha festa de aniversário!

A festa do meu aniversário foi, em tudo, em formato reduzido. Foi em formato reduzido pois não foi de casa cheia como sempre fora. Foi de reduzida alegria por motivos conhecidos. Se houve bolo? Sim, claro! Se soprámos as velas e se foi cantado o que sempre se canta num aniversário? Sim, como não? Ah, e prendas também houve!

Despachado o repasto passámos ao convívio com passagens dos tantos vídeos que fiz dos meus netos e depois a uma tertúlia de conversa que começando solta depressa se converteu em séria. A "bazuca"  e o tão badalado "Plano de Recuperação e Resiliência" foi o tema sem que ninguém se lembre como veio à liça. Fui radical ao dizer que vai ser mandar milhares de milhões para cima de um problema que ninguém admite que exista. Meus genros olharam para mim na expectativa que passasse a explicar onde eu via o problema.

Passámos do "orgulhosamente sós" do "tempo da outra senhora", após o sonho que pouco durou, para o "orgulhosamente mal acompanhados". É verdade, passámos de um país agrícola de tempos idos para uma economia de serviços, de permeio fizeram-nos parar um processo de industrialização e rebentaram com a industria que então florescia.

Hoje dependemos de quase tudo o que consumimos e apostamos no turismo. O problema é não nos deixarem ser donos do nosso próprio destino.

E foi nesta altura que Natália Correia irrompeu pela sala e se juntou à conversa...



12 comentários:

  1. Primeiro que tudo parabéns. Depois, como é possível que alguém que produz esta frase lúcida tenha colaborado com alguns que ajudaram a esses desígnios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís, e eu a responder-te quando recuo... a resposta foi-te dada pela Maria João e eu não diria melhor...

      Abraço

      Eliminar
  2. Fico feliz por teres tido um dia de aniversário coroado por um bolo com velas e tudo.
    No tempo em que a Natália visitava a nossa casa de Algés, era uma anti-fascista, como o era toda a minha família, incluindo eu que era ainda muito pequenina. Mas recordo-me perfeitamente de que ela partiu em Março de 1993... só não recordo o dia. Dia 16, fui agora verificar na Wikipédia.
    A minha avó partiu no início da década de 60 e deixou de promover as tertúlias que tanto a atraíam.
    Recordo-me bem de também me ter espantado o facto de ela ter optado por integrar as fileiras do PSD, mas não me espantei nada quando tomei conhecimento de que passara a deputada independente por se sentir desagradada com as posições conservadoras desse partido.

    Voltou a visitar-nos, já em Oeiras, quando preparava a biografia do meu avô, "A Ilha de São Nunca".
    Ia habitualmente a casa de meus pais, aqui ao lado da minha, mas chegou a vir visitar-me a esta casita acanhada de onde estou agora a escrever-te.

    Forte abraço, Rogério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De cada vez que falas de ti deixas-me a tremenda curiosidade de te conhecer melhor... teu testemunho é determinante para se perceber melhor o que foi a imagem que se construiu em torno de determinadas figuras.

      Obrigado por isso!

      Abraço

      Eliminar
  3. Gostei de saber que teve um aniversário acompanhado pela família.
    Gosto muito da poesia de Natália Correia.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, é tão bom ter uma família como a minha.

      Quanto à Natália
      era uma mulher com alma

      Abraço, largo

      Eliminar
  4. A minha irmã faz anos hoje, irei meter-me no carro e vê-la só à varanda!
    Quanto à Natália achei o texto arrepiante!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinho meu à sua irmã. Vê-la à varanda, é o que eu faço com o meu Diogo e com a mãe dele...

      O que disse a Natália ainda hoje arrepia... e confirma a realidade que vamos vivendo...

      Abraço

      Eliminar
  5. Um aniversário feliz, portanto. Folgo em sabê-lo.
    A Natália C. teve a sorte de não ter vivido na Idade Média que isto de "ler" o mundo com esta lucidez, dava direito a fogueira, pela certa.

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lídia, minha querida amiga. Posso dizer-lhe que a minha Resignação ficou surpreendida com a nossa força...

      Quanto à Natália, ainda hoje sua memória é queimada pela fogueira do esquecimento...

      Bjinho

      Eliminar
  6. Ter a família consigo neste seu dia, foi a sua melhor prenda não é verdade ?
    A tarde amêndoa também deve ter ajudado :)
    Quanto à visita da Natália, não me espanta, pois sei que ela, é sua irmã .

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bingo! Acertou em cheio! E até a minha Resignação se comportou como jamais poderia eu pensar que se comportaria!
      E sim, Natália é da família.

      Bjinho

      Eliminar