24 fevereiro, 2021

EM DIA DE ANIVERSÁRIO... ELA, CASO SE AFASTE... CHAMO-A!

CASO SE AFASTE... CHAMO-A!

Entrou-me em casa
sem que desse como

Sentou-se ao meu lado
sem que desse como

Sentou-se à minha mesa
sem que desse como

Beijámo-nos
sem que desse como

(nem que saiba dizer
ou se houve desejo
a acompanhar tal beijo)

Aceitei-lhe a presença
Aceitei que se instalasse
que ocupasse todo o meu espaço
e sorrindo-lhe, com afecto
com ela partilhei a minha cama
e dormimos juntos a noite inteira

Hoje, ao acordar,
perguntei
o que há muito pensara perguntar
Como te chamas? Quem és?

Ao que respondeu

"Sou a tua Resignação"

Rogério Pereira

____________________ 

Em dia de aniversário
ela, caso se afaste
chamo-a!

16 comentários:

  1. Amigo Rogério

    Um forte Abraço neste seu dia
    que desejo
    seja sem cansaço, com a possível
    alegria
    e toda a resignação
    que conseguir.

    Como sei que é persistente
    e lutador
    por certo, um dia,
    recordar sem melancolia
    poderá ser
    compensador.

    Que conte muitos mais e eu...também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, querida amiga pelas suas palavras e pela imagem que tem de mim... quanto à Resignação tende a não me transmitir a melancolia que no inicio me transmitia... aprendemos a conviver juntos.

      Esta Resignação veio para ficar até ao resto dos meus dias.

      Que a nossa amizade conte muitos anos.

      Beijo

      Eliminar
  2. Talvez um dia, não sei dizer-te quando, a possas olhar sem melancolia...

    Um abraço por cada um dos anos que viveste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, se leres a resposta que deixei à Janita perceberás que já trato por tu a minha Resignação...
      Quanto ao "Um abraço por cada um dos anos que viveste!" li isso ao almoço às minhas filhas... disse uma delas "Que giro pai! Quem disse?" e eu lá expliquei quem tu és e a amizade que nos liga!

      76 abraços, que bom!

      Eliminar
  3. Um dia que ficou gravado e que deu origem a um bonito poema. Também é assim que se vive a saudade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís, não, não é poema não
      é letra de música de uma bela(ainda que triste)canção

      experimenta cantarolá-la

      Abraço

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigado, Meu Norte
      "felicidades resignadas"
      é mesmo isso
      o que sinto

      Abraço

      Eliminar
  5. Amigo Rogério,
    Este seu poema tanto tem de belo como doloroso.
    Quando amamos, assim tão profundamente, sentimos sempre a presença na ausência.
    A resignação acompanha-o neste momento, mas com o tempo será a aceitação a fazer morada ao seu lado, e aí, ela nunca mais se afastará.

    Um abraço apertado e sentido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, resignação ou aceitação. Esta não substituirá nunca a outra. Já aceitei a Resignação com a qual partilho a minha intimidade... viverei com ela, aceitando-a, o resto da minha vida!

      Abraço igualmente apertado e sentido

      Eliminar
  6. Vim dar cá um salto para te deixar um abraço.
    Que tenhas tido a casa e o dia cheio de afetos...
    Sei que não foi completamente cheio... pois há afetos insubstituíveis!

    Beijinhos aniversariantes
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara, aparece sempre.
      Minha Resignação também fica contente
      A "festa" foi o que podia ser
      e quanto a afetos
      foram de camaradas, vizinhos
      amigos, filhas, genros e netos

      Mas a coisa mais bonita
      que me foi dita
      foi "Parabéns por seres quem és."

      E aqui estou de ego cheio

      Beijinhos, reconhecidos

      Eliminar
  7. Um poema tão belo quanto triste, mas como não achar beleza em tão sentidas palavras que vêm nuas e puras do fundo do coração? Eu vejo beleza, apesar de dolorido.
    Meu abraço, Rogério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tais, depois de ler "Eu vejo beleza, apesar de dolorido." minha Resignação pediu-me para lhe agradecer em seu nome.

      E é isso que estou fazendo,
      De mim, um abraço
      dela, um beijo

      Eliminar
  8. Vi ontem este título e vim cá mas não era este o post. Depois encontrei no FB. lá lhe deixei o meu abraço de Parabéns.
    Que tenha sido um dia tão feliz quanto é possível ser a quem falta uma parte de si mesmo.
    Abraço e que conte muitos com saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, o face bloqueou a entrada do meu blog naquele espaço...
      ...e foi um dia de afetos, entre filhas, genros e alguns netos...

      Obrigado. Abraço

      Eliminar