26 fevereiro, 2021

Geometria Variável - "O PCP É O ÚNICO PARTIDO DO MUNDO A CELEBRAR 100 ANOS"

Depois do tanto que ontem  Natália Correia foi comentada parece ter vindo a calhar o programa da jornalista Maria Flor Pedroso com Nuno Severiano Teixeira e Carlos Coelho. 

Mais análise do que opinião, mais explicação do que defesa de pontos de vista contraditórios o convidado, António Filipe (deputado e vice presidente da Assembleia da República), deu aso a este programa extraordinário a propósito da comemoração do Centenário do PCP.

Alguns dos temas abordados: os cem anos do único partido comunista que tem tal longevidade (nem o PC Chinês a tem); o PCP enquanto único partido que lutou contra o regime salazarento e detalhes do seu papel na conquista da Democracia; as razões pelas quais o PCP não luta pela saída da União Europeia; a necessária saída do euro só se fará de modo negociado e remeterá o País para uma situação onde os países nórdicos já estão; não, não é verdade que o PCP apoie este Governo; porque não alinha pela terminologia que o BE usa; visão do que se passa com a direita.... Tudo isso, e muito mais, sem esquecer o que se passa com as vacinas.

Mas a minha principal surpresa não foi o que ouvi ao meu camarada. A verdadeira surpresa foi o respeito (e até compreensão) que os intervenientes mostraram por estas posições. Para ouvir clique em Geometria Variável e surpreenda-se



13 comentários:

  1. Respostas
    1. Oiça, mesmo que não seja tudo
      basta um bocado para que fique no ouvido
      e...na alma

      Eliminar
  2. Já ouvi... ou melhor, acabo neste instante de ouvir o podcast. Muitíssimo interessante, sem dúvida.
    Como muito bem dizes, foi surpreendente o respeito demonstrado para com o Partido. Mas o Partido Comunista Português bem merece esse respeito.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, ao ouvir tudo isto, me interrogo
      o que seria se as posições aqui tão bem clarificadas
      fossem do conhecimento geral? O que seria?
      Mas exactamente temendo isso "os donos disto tudo" omitem, desvirtuam, mentem...

      Bom fim de semana

      Eliminar
    2. É a "especialidade" deles, Rogério. Esperares que eles deixassem de omitir, mentir e desvirtuar, seria o mesmo que esperares que eu deixasse de escrever sonetos...

      Dou-te os parabéns por teres trazido ao Conversa este excelente programa.


      Que tenhas, também, um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Muitos parabéns.
    Sois uns resistentes!

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Meu Norte!
      Sim, em tempo de resistir, somos resistentes!
      O que mais prezo, em mim próprio, são os meus valores e deles não abdico um só momento. Mudar o mundo não custa muito, leva é tempo!

      Abraço largo,
      onde caiba toda a esperança do Mundo

      Eliminar
  4. Militante desde os meus 18anos
    é com orgulho que vivo este espaço de ar fresco
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, temos as portas e janelas abertas
      e nossas paredes são de vidro

      Abraço
      e saúde, da boa!

      Eliminar
  5. Rogério, hoje já é tarde para mim, mas vou ouvir e depois comento.
    Comemorar 100 anos com o mesmo ideal, merece todo o meu respeito.

    Um beijinho e boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes Fê?, se te merece crédito, é mesmo impressionante o que é dito e, sobretudo, o clima de diálogo.

      Obrigado pelo teu respeito.

      Beijinho e bom descanso!

      Eliminar
    2. Ouvi com a atenção possível, pois o meu velhinho pc está a precisar de substituição e de vez em quando fico sem som. Mas tal como prometi assim fiz. O tom do debate, como bem frisou, foi sempre muito cordial, com respeito e reforço de ideias. Conclusão, aprendi coisas que não sabia, desmitificaram outras, portanto fiquei mais "rica", só por isso já valeu a pena.

      Um beijinho

      Eliminar
  6. Ouvi. Posições firmes e coerentes, como sempre.

    ResponderEliminar