19 julho, 2023

MINISTRO EMUDECIDO FAZ TEATRINHO COMIGO (em 1988)


Teatrinho: peça curta, em só um acto, pois o Ministro tem passo rápido.
Palco: espaço de exposições da EXPONOR com um turbilhão de gente de um lado para o outro
Figurantes: sócios da empresa que divulgava trabalho sério, alguns consultores e um grupo de gente importante que fazia parte da comitiva do Ministro.
Sobe o pano: 
Eu (em tom cerimonioso) - Por aqui, Sr. Ministro!
Ministro (mudo abanando a cabeça em sentido afirmativo)
Eu (apontando um quadro) - Este projecto vai ser um sucesso, pois vai resultar na redução do tempo de fabricação!
Ministro (mudo abanando a cabeça em sentido afirmativo)
Eu (apontando outro quadro) - Este outro projecto, nesta multinacional, irá propiciar, além da redução do tempo de fabrico, reduções muito significativas de quantidades de produtos em espera e de incorporação de mão-de-obra!
Ministro (mudo abanando a cabeça em sentido afirmativo)
Eu (aproveitando a paragem do Ministro olhando um outro quadro): Esse projecto é já um "case Study" que está a ser apresentado na Universidade!
Ministro (abanando a cabeça em sentido afirmativo) - Muito bem (e estendeu-me a mão, em gesto de despedida) 
Cai o pano!

 Mais de 30 anos depois percebi a mudez do Ministro... ela preconizava já o que veio a acontecer. Só uma pequena parte daquelas empresas sobreviveu a outra, não morreu, mataram-na!

NOTA: 1988 seria o ano em que tudo começou (ora leia na página 33 o que lá se escreve):


2 comentários:

  1. Encontros com personagens que não enriquecem as nossas vidas.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Rogério
    Vejo que avanças no teu projecto!
    Eu diria, "Personagens que não acrescentaram nada à nossa industria" Antes pelo contrário.
    Abraço

    ResponderEliminar