31 julho, 2023

COM A MARIA JOÃO ESTÁ TUDO BEM... EXCEPTO O QUE ESTÁ (muito) MAL

Embora estivesse a pensar visita-la, o encontro foi ocasional. Falámos de muita coisa e, naturalmente, da saude ou da falta dela. Entre uma coisa e outra lá fui dizendo que me iam chegando perguntas sobre o seu estado, por parte dos muitos amigos que visitavam a sua página. Ela pediu-me para a todos dizer o quanto gostaria de escrever e comentar mas que ainda não pode nem sabe quando o poderá fazer. 

Dei-lhe ânimo e ela deu-me um sorriso.

E porque falo da Poeta, nada mais me ocorre que voltar a publicar um seu belo soneto que me dedicou:

NÃO HÁ FIM PARA O SONHO. NÃO HÁ FIM...
Não há, neste planeta, mar nem céu,
Estrada longa demais, alta montanha,
Ponte suspensa sobre um medo teu
Que te trave esse sonho e, coisa estranha,

Um pouco desse sonho é também meu,
Um nada dessa chama em mim se entranha
E aonde chegar, chegarei eu,
Pois nisto ninguém perde. Só se ganha.

Não há fim para um sonho construído,
Nem haverá lugar para o vencido
Num sonho desta forma partilhado

Se, quando te pareça estar no fim,
Vês que mal começou dentro de mim
E que outros vão nascendo a nosso lado.
Maria João Brito de Sousa – 02.05.2018 
________________________________________________
 
 

13 comentários:

  1. Que bom ver os amigos juntos !
    _e vendo-os assim nada me parece mal.
    Vamos criar dias bons e saúde melhor .Criemos mais vida , mais poesia
    e assim ninguem perde. Obrigada pela poesia que diz exatamente isso: que
    'não há fim para o sonho construído...' quando juntos partilhamos.
    Eu creio , Rogério e desejo . Abraços aos dois queridos.Muitos abraços.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Lhe darei conta de teu desejo!

      Abraço

      Eliminar
  3. Meu caro Rogério
    Regressei das merecidas férias onde estive ausente de tudo o que se designa por media ou digital.
    Reli o "Ensaio sobre a Cegueira" de Saramago, e acabei de uma assentada o belíssimo livro de Lídia Jorge "Misericórdia" , que recomendo.
    E nada melhor para reentrar de novo no teu espaço para ver um encontro entre amigos.
    Bem hajam.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada melhor que entrares no meu espaço
      para te poder ler interessante comentário
      Ler Lídia e Saramago
      É uma boa ocupação

      Abraço

      Eliminar
  4. Abraços para os dois. "E que outros vão nascendo ao nosso lado". Acreditemos.

    ResponderEliminar
  5. Lutemos (lutamos) por isso!

    ResponderEliminar
  6. Ainda não comentei, porque queria abraçá-la directamente por @mail.
    Entretanto, penso que é provavelmente melhor não a cansar com as minhas palavras.

    Encantadora a fotografia.
    Tu mais magro, contudo resistente para a luta.
    A Maria João linda na sua compleição etérea.

    Abraço forte e solidário para os meus queridos amigos 💙

    ResponderEliminar
  7. "...
    Não há fim para um sonho construído,
    Nem haverá lugar para o vencido
    Num sonho desta forma partilhado...."

    Já muito raramente percorro este caminho que tantos anos percorri, o dos blogues, porque a tal saúde(ou falta dela) também me pregou uma partida. Mas hoje algo me "puxou" para aqui, para um cantinho e para dois amigos que me são muito queridos.
    Desejo-vos o mesmo que desejo para mim, que nunca deixemos de partilhar sonhos e que a dita saúde se lembre de nos visitar. Um enorme beijinho a ambos.

    Fê blue bird

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido Pássaro-Azul
      poisaste por aqui, neste ramo,
      onde te não sentia há tanto...

      Repete esse voo
      que me dá alento

      (que pena tua saúde te custar)

      Desejo-te o teu desejo
      Emocionado te beijo

      Eliminar
  8. Vivendo longe de Oeiras e não pertencendo verdadeiramente a esta vossa comunidade, que nunca vi mais gorda, sentia-me preocupado com a prolongada ausência da Maria João destas paragens "blogosféricas". É verdade que a mensagem que ela deixou no seu espaço é tranquilizadora, mas a sua longa ausência parecia-me desmenti-la cada vez mais. Vejo agora que a Maria João está bem (tanto quanto possível) e o Rogério idem. Um abraço para ambos.

    ResponderEliminar