11 julho, 2023

A MINHA PRÓXIMA OBRA TERÁ NOVE MESES DE GESTAÇÃO


PANORÂMICA DA MINHA "UNIVERSIDADE" (Siderurgia Nacional - Seixal 1974/75)

Partilho hoje convosco um compromisso, recentemente assumido: escrever (mais) um livro. Ontem mostrei essa intimidade onde a gestação vai acontecer, com prazo igualmente assumido. 

Eis algumas explicações e, de certo modo, a sinopse do que vou dar à letra:

Primeiro, explico como me lancei nisto. Nada como fazê-lo de forma documentada: começou assim (ler aqui) e foi reforçado com a oferta de um poema que me foi dedicado (ler aqui).

Segundo, dou estas "dicas" sobre o meu projecto que já tem título provisório: "Não culpem mais ninguém, sou eu o culpado!" e o tema tem a ver com a desindustrialização do nosso País, pois a grande maioria das empresas por onde deixei rasto, ou fecharam ou ficaram reduzidas a quase nada ou foram vendidas a multinacionais que levaram para outros países as suas sedes e, por arrastamento, seus chorudos lucros.
Não pensem que o estilo irá ser pesado! Nada disso! Minha escrita terá a ironia ajustada e cada prosa será escrita com a oralidade com que se conta um conto a uma criança. 

Tal compromisso, vai ser um sarilho em termos de trabalho aturado, designadamente quanto ao tempo que levarei nos arquivos da Direcção Geral da Indústria a recolher dados, para depois poder construir a fundamentada narrativa, trabalho a desenvolver na intimidade onde agora vivo!

Este é o meu compromisso ! Sereis vós os seus juízes perante tão grande culpa!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Ah!, se não fossem as mãos...

      Eliminar
  2. Escrever outro livro foi o desafio.
    O tema foi escolha do autor...
    Que tal fazer como nos caminhos do meu ( seu) navegar?
    O escritor escrevia e, nós, seus leitores, apreciavamos e dizíamos de nossa justiça.
    Creio que isso daria ao escritor uma ideia de como evoluia o seu labor...
    Que tal?
    Olhe que já começou a contar o tempo de gestação.
    Ou ainda não? :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os livros escritos seguiram esse caminho e este não vai ser excepção
      Já, claro! Eu não paro!

      Abraço reconhecido.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Todos os outros assim foram! (este não será excepção)

      Abraço grande.

      Eliminar
  4. Meu caro Rogério
    Repito as palavras que já te transmite, aguardo com espectativa essa tua pesquisa sobre o que foi a Cintura Industrial de Lisboa.
    Abraço militante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cintura Industrial de Lisboa?
      Oh, oh, seria coisa pouca...
      A minha actividade mais intensa e forte
      Foi em todo o Norte

      Militante abraço

      Eliminar