26 junho, 2023

COM TANTA CRIANÇA À NOSSA FRENTE, COMO TUDO FOI DIFERENTE (Minha Alma ia-se afogando naquele mar de carinho!)





A Prof.ª Sónia, Directora da EB1Sá de Miranda, tinha há dias me convidado a ir à Escola pois os alunos queriam conhecer o autor. Combinámos a data/hora, antes de findo este ano lectivo, e a sessão aconteceu esta manhã. Porque tínhamos sido avisados de terem os alunos realizado múltiplas actividades, eles reclamavam todo o protagonismo. Assim, e num cenário onde se destacava a exposição dos originais da ilustrações do meu livrinho, da autoria da Sílvia Mota Lopes, a abrir a sessão a Olívia (Presidente da "Desenhando Sonhos") foi breve e passou-me a palavra, pois era a mim que as crianças queriam conhecer. 

E falei da importância dos avós, falando dos meus. Disse-lhe que tudo o que sei na vida foi meu avô que me ensinou, tudo o que aprendi depois disso formam pequenos acréscimos e detalhes que confirmaram o que ele me tinha ensinado. Falei do amor aos contos e á escrita, herança que ele me deixara. Falei dos meus primeiros poemas e do facto de ter obtido o 2º lugar com um poema cujas duas primeiras quadras ainda as tenho na memória (e, nessa altura, recitei-as) e terminei referindo influências de outros contistas apontando que os escaravelho, personagem de um dos meus contos, tinha-o roubado a José Saramago. Nessa altura, perguntei á atenta assistência: "Quem leu já a Maior Flor do Mundo?" e foram ouvidos muitos "Eu" e vistos outros tantos detidos no ar. Nessa altura, disse, "Agora, vá lá, é a vossa vez".

Das duas turmas do 4º ano que estavam presentes,  cerca de 50 crianças, sucederam-se várias participações. Desde leituras de um conto, seguindo o formato jogral até curtas citações das leituras tidas e inscritas em desenhos (e foram muitos) até à leitura de um poema que me foi dedicado. E se o meu ego já vinha crescendo aqui ficou mais que inchado...

A encerrar, vinham-me oferecer todo o seu trabalhando e dar-me um doce e ternurento abraçinho. Foi lindo.

Como observadores, estava uma turma do 3º ano a antever coisa que lhes irá acontecer no próximo ano lectivo, em que lhes será doado a segunda edição do meu livrinho.

Ora vejam as minhas lindas prendas!




8 comentários:

  1. Respostas
    1. É sim! Minha Alma ficou grávida e dará à luz outro livro! (dentro de 9 meses, e vai dar trabalho como o diabo !)

      Eliminar
  2. É muito animador ver o reconhecimento do nosso trabalho. Neste caso em particular, do teu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha, antes (noutra escola) tido algo de muito gratificante (as crianças a tirarem selfies agarradinhas a mim...) mas ontem excedeu tudo isso... e foi liiindo!

      Eliminar
  3. Meu caro Rogério
    Excelente prestação! e pelo que demonstram as imagens o interesse da plateia foi gratificante, especialmente para a tua alma.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Xavier, como não há bela sem senão tal comportamento criou-me uma obrigação: escrever outro livro... este sobre a minha vida profissional... vou ter um trabalho do caraças a remendar a minha memória... a despender horas e horas nos arquivos da Direcção Geral da Indústria... Boa?

      Abraço, cheio de ânimo!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Se é a criança que trazes dentro da Tua Alma que o diz, então, mereço mesmo!!!

      Abraço agradecido!

      Eliminar