A Prof.ª Sónia, Directora da EB1Sá de Miranda, tinha há dias me convidado a ir à Escola pois os alunos queriam conhecer o autor. Combinámos a data/hora, antes de findo este ano lectivo, e a sessão aconteceu esta manhã. Porque tínhamos sido avisados de terem os alunos realizado múltiplas actividades, eles reclamavam todo o protagonismo. Assim, e num cenário onde se destacava a exposição dos originais da ilustrações do meu livrinho, da autoria da Sílvia Mota Lopes, a abrir a sessão a Olívia (Presidente da "Desenhando Sonhos") foi breve e passou-me a palavra, pois era a mim que as crianças queriam conhecer.
E falei da importância dos avós, falando dos meus. Disse-lhe que tudo o que sei na vida foi meu avô que me ensinou, tudo o que aprendi depois disso formam pequenos acréscimos e detalhes que confirmaram o que ele me tinha ensinado. Falei do amor aos contos e á escrita, herança que ele me deixara. Falei dos meus primeiros poemas e do facto de ter obtido o 2º lugar com um poema cujas duas primeiras quadras ainda as tenho na memória (e, nessa altura, recitei-as) e terminei referindo influências de outros contistas apontando que os escaravelho, personagem de um dos meus contos, tinha-o roubado a José Saramago. Nessa altura, perguntei á atenta assistência: "Quem leu já a Maior Flor do Mundo?" e foram ouvidos muitos "Eu" e vistos outros tantos detidos no ar. Nessa altura, disse, "Agora, vá lá, é a vossa vez".
Das duas turmas do 4º ano que estavam presentes, cerca de 50 crianças, sucederam-se várias participações. Desde leituras de um conto, seguindo o formato jogral até curtas citações das leituras tidas e inscritas em desenhos (e foram muitos) até à leitura de um poema que me foi dedicado. E se o meu ego já vinha crescendo aqui ficou mais que inchado...
A encerrar, vinham-me oferecer todo o seu trabalhando e dar-me um doce e ternurento abraçinho. Foi lindo.
Como observadores, estava uma turma do 3º ano a antever coisa que lhes irá acontecer no próximo ano lectivo, em que lhes será doado a segunda edição do meu livrinho.
Ora vejam as minhas lindas prendas!
Isso é reconfortante para a alma.
ResponderEliminarÉ sim! Minha Alma ficou grávida e dará à luz outro livro! (dentro de 9 meses, e vai dar trabalho como o diabo !)
EliminarÉ muito animador ver o reconhecimento do nosso trabalho. Neste caso em particular, do teu trabalho.
ResponderEliminarJá tinha, antes (noutra escola) tido algo de muito gratificante (as crianças a tirarem selfies agarradinhas a mim...) mas ontem excedeu tudo isso... e foi liiindo!
EliminarMeu caro Rogério
ResponderEliminarExcelente prestação! e pelo que demonstram as imagens o interesse da plateia foi gratificante, especialmente para a tua alma.
Um abraço
Caro Xavier, como não há bela sem senão tal comportamento criou-me uma obrigação: escrever outro livro... este sobre a minha vida profissional... vou ter um trabalho do caraças a remendar a minha memória... a despender horas e horas nos arquivos da Direcção Geral da Indústria... Boa?
EliminarAbraço, cheio de ânimo!
Tu mereces!
ResponderEliminarAbraço
Se é a criança que trazes dentro da Tua Alma que o diz, então, mereço mesmo!!!
EliminarAbraço agradecido!