29 junho, 2023

FESTEJANDO O FIM DO ANO (O LECTIVO)


Quando cheguei já a festa do fim do ano lectivo, para "aquela turma", tinha começado. Algumas das alunas nem se dera conta da minha presença até que uma ovação, premiando a minha entrada, juntou a unanimidade 
As professoras Helena Nascimento e Adélia Leitão, competentes e habilitadas no uso do método Paulo Freire para lutar contra o analfabetismo, estavam presentes.
Quando entrei estava a Profª Helena a meio do desafio lançado às alegres alunas, convidando-as a, cada uma, escrever uma história, comprometendo-se a diligenciar a sua edição. A Olívia (Presidente da "Desenhando Sonhos" e a quem se deve a iniciativa deste combate ao analfabetismo) disse-me depois que tal trabalho colectivo da turma seria, por assim dizer, o exame final ( a realizar no próximo ano) o qual permitiria ao Centro Qualifica emitir o respectivo diploma.

Falando de livros, eu levava um braçado deles para oferecer a cada aluna. Tratava-se da minha primeira obra "Almas Que Não Foram Fardadas"...

A Olívia pediu uma ovação para as duas professoras, fazendo referência ao seu excelente trabalho.


A Olívia pediu à Profª Helena para falar da outra oferta, um livro de poemas "Da Pele e da Saudade" da autoria de Pedro Antunes, tendo esta salientado a importância do poema para desenvolver a oralidade...


... e a tertúlia continuou animada... mas não deixando, as presentes, de pousar para a fotografia.. Continuaria depois num pequeno lanche. Nessa altura, foi a hora de me pôr a andar (estou proibido de me deliciar com coisas doces)




 

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Esse estar faz parte da minha terapia.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Rogério V. Pereira1 de julho de 2023 às 11:50

      Surfando, sempre e sempre e sempre!
      Enquanto houver mar,
      há que surfar!

      Abraço de nadador-salvador!

      Eliminar