02 junho, 2023

ONTEM, DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, NA APRESENTAÇÃO DO MEU LIVRINHO NÃO HOUVE A ESPERADA FESTA TERNURENTA...

 É verdade, não houve a tal festa ternurenta. Pais e avós foram entrando, foram chegando... e crianças... apenas uma menina, muito pequenininha, tímida e envergonhada! 

Pensando bem, tinha uma expectativa "fora da caixa", ignorando o que não devia ser ignorado. É que, não longe dali, no Jardim Municipal, dava-se inicio, nesse dia, às Festas de Oeiras e nessa mesma hora estava marcada, no palco principal, a actuação de Nina Toc-Toc. E como se tal não bastasse, também não longe dali, a EB Manuel Beça Múrias, tinha mobilizado todas as crianças para iniciativas a celebrar o dia.

Á hora aprazada deu o Daniel inicio à sessão a quem estava, seguiu-se o Jorge lendo o conto de que mais gosta (O Caracol Mole e o Senhor Escaravelho Seu Conselheiro) e eu fecharia, introduzido pelo Daniel. No vídeo abaixo, mostra-me de cenho carregado com o peso do desgosto com a ausência de crianças. Enquanto ele falava, com palavras dirigidas à Minha Alma, altura em que esta me segreda "he pá! porta-te à altura, pois todos os avós têm uma criança alojada dentro da sua alma" e foi com esse empurrão que minha cara se converteu em sorriso, e passei a desfilar palavras:

Falei de ter sido o meu avô, lá na quintinha, a inspirar-me pelos contos que me contava. Falei da minha infância e de como Raul Machado, com o seu "Charlas Linguisticas" me despertara para a oralidade das palavras. Falei da minha escola preparatória (Nuno Gonçalves) e de como esta escola punha a prática da escrita e da leitura no primeiro plano da aprendizagem. Falei da minha participação nos Jogos Florais, concurso literário envolvendo todos os alunos, e onde fui agraciado com o 2º prémio de poesia relembrando as duas primeiras quadras do poema, que ainda hoje tenho presente. Falei da importância dos avós e pais contarem contos e incentivarem à escrita.

Já dizia Saramago "Todos nós somos escritores, uns escrevem outros não!" e os que escrevem foram incentivados e preparados para isso. E por falar em Saramago, se lá estivessem as crianças que estavam noutros lados não deixaria de referir como é que o seu belo conto (A Maior Flor do Mundo) mexeu comigo.

Mas passemos ao pequeno apontamento, em vídeo:

5 comentários:

  1. Lamento que a criançada não tenha vindo povoar de sorrisos este teu novo lançamento dos "Contos para Serem Contados", mas, como a tua Alma muito bem lembrou, cada avô traz um neto no coração :)

    Parabéns e um forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira3 de junho de 2023 às 21:07

      "Foi um momento muito maravilhoso!" Foi assim que o qualificou o dono da casa (Administrador das Galerias)...

      Abraço agradecido

      Eliminar
  2. Não sou dada a grandes expectativas mas também ninguém espera grande coisa de mim.
    Havia milhentas actividades.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Rogério V. Pereira3 de junho de 2023 às 21:03

    Sim, para bem das crianças, havia milhentas... e ninguém saiu frustrado do meu evento, te garanto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Fazer a nossa parte, com todo o empenho, é o que mais importa. Parabéns!

    ResponderEliminar