09 junho, 2023

A VERDADEIRA VERDADE


A verdadeira verdade é toda a realidade que é ou omitida ou mal contada. A imprensa trata disso e as chefias de redação asseguram que a sua orientação seja cumprida. O contrário da verdade é a mentira a qual, como há muito sabemos, o que disso já dizia o poeta António Aleixo, que faz quadras a traço fino:
Para a mentira ser segura
e atingir profundidade,
tem que trazer à mistura
qualquer coisa de verdade.

Mentiu com habilidade,
fez quantas mentiras quis;
agora fala verdade
ninguém crê no que ele diz.

Gosto do preto no branco,
como costumam dizer:
antes perder por ser franco
que ganhar por não ser.

Julgando um dever cumprir,
Sem descer no meu critério,
- Digo verdades a rir
Aos que me mentem a sério

16 comentários:

  1. A mentira é uma coisa que me tira do sério!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mentira serve quem dela se serve... e isso tira-nos do sério!

      Abraço

      Eliminar
  2. Até inventaram outra designação para a mentira, inverdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os comentadores encartados são trágicoinventivos

      Eliminar
  3. Meu caro Rogério
    Mentira! a inverdade dos tempos modernos.
    Talvez influências do outro lado do Atlântico, em que "Estar a dormir dormir" é estar desacordado.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperava de ti, caro amigo, que viesses falar das omissões ainda que não referisses quem é omitido. É que uma regra da imprensa é "aquilo que não se mostra não aconteceu" ou ainda se o que foi dito não deu aso a notícia para quê falar de quem o disse?
      Abraço, em contra-mão ou talvez não

      Eliminar
  4. Teresa Palmira Hoffbauer9 de junho de 2023 às 22:25

    Se queres ouvir a verdade, deves primeiro perguntar se podes suportá-la‼️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e o meu povo não contamos para nada... e indo agora diretamente à tua questão, se ela fosse importante, António Aleixo lhe teria dedicado uma quadra!

      Eliminar
    2. Eu, menima fútil, e indo directamente à tua publicação, se ela fosse importante, os filósofos não procuravam a VERDADE em vão‼️

      Hoje sinto-me camoniana:

      „E aqueles que por obras valorosas
      Se vão da lei d morte libertando“

      Eliminar
  5. Há aquelas mentiras sinceras que fazem um bem a alma ...
    Um abraço, Rogério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade! Mas a mentira piedosa limita-se ao âmbito da relação pessoal...
      Um abraço cara amiga Lis

      Eliminar
  6. Recordo-me destas quadras.
    Parece que se está a mentir com mais frequência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não parece, estou mesmo! ultimamente tenho-me sentido Fernando Pessoa

      O poeta é um fingidor.
      Finge tão completamente
      Que chega a fingir que é dor
      A dor que deveras sente.

      Eliminar
  7. Embora hoje seja o dia de Camões — o deus dos poetas portugueses — trago-te António Aleixo — o poeta algarvio.

    „Correu vales e montes a mentira,
    Montada no corcel da fantasia …
    Mas ela vai cair, pressente o dia
    Em que há-de sucumbir, bufando em ira.
    Que lhe teça a mortalha a nossa Lira,
    Que seja a sua morte a POESIA‼️…“

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sabes quanto te agradeço
      Trazeres até mim António Aleixo
      (memórias do meu avô, Bento Guerreiro)
      E tudo aqui rimou, bem a preceito

      Eliminar
  8. Não resisto comentar as comemorações do 10 de Junho.
    Regresso ao passado, homenagem aos que foram os executores da política ultramarina matando os naturais dos países que queriam ser independentes. Com a conivência do Marcelo, do Costa, do PS e com padre e tudo. Com um enólogo como presidente das comemorações.
    Atendendo a Camões, o 10 de Junho deveria ter um pendor cultural e não de exibição dos meios de guerra, pequeninos, aliás.

    ResponderEliminar