23 junho, 2023

CONSULTA URGENTE (é Alzheimer? Sim ou não?)

 


À hora aprazada lá estava a chamada para entrar e de pronto entrei. A médica estava lá, escorreita e esbelta, mas não era a minha médica e logo falou dizendo, que me mim, tinha tudo ali. E deu inicio à consulta:

Ela, a médica (saudando-me, com um sorriso) - Olá Rogério, a sua médica de família está ocupada, e passou a consulta para mim. Aqui tenho todo o seu processo! Então diga lá agora que se passa para ser assim, assim tão urgente? 
Eu (com ar de quem pede desculpa) - Peço perdão por lhe ter tomado o seu tempo mas ando para aqui enrolado em suspeitas de outras maleitas...
Ela, a médica (atalhando) - Mas está de novo ansioso?
Eu (abanando a cabeça) - Não, essa passou de todo. Mas eu conto. Só lhe digo que me esqueço de tudo e quase sempre acontece que quando me esqueço de uma coisa e me lembro desse esquecimento logo me acontece ter esquecido do lugar onde a teria metido. Ainda há pouco aconteceu... procurei, procurei e não encontrei. Desisti e afinal tinha a coisa no meu bolso! Esta memória já não é aquilo que era... acho que o Alzheimer anda por aqui!
Ela, a médica (apreensiva) - Entendo! Mas diga-me lá, como ocupa o seu tempo? Está reformado, não está?
Eu (não escondendo uma certa vaidade) - Sim! Eu não paro! Ando num constante lufa-lufa. Veja só: hoje de manhã, desmontei a exposição dos originais das ilustrações do meu livrinho e fui montá-la na escola onde segunda-feira vou estar a falar às crianças do 4º ano dos meus contos. De tarde, estive na Conservatória a alterar a minha morada, pois vou mudar de casa. Ao fim da tarde tenho uma reunião com os camaradas do meu Partido para...
Ela, a médica (interrompendo) - Não diga mais, já percebi! Com toda essa actividade é difícil manter a mesma concentração em tudo o que está envolvido! Não confunda falta de memória com distração! Enquanto está a pensar numa coisa é distraidamente que faz outra. É natural, é humano, que ande distraído das rotinas. Não confunda atenção com memória! Quanto a Alzheimer, não Rogério! Não tem nada disso! Asseguro-lhe até, que com essa actividade toda, a demência não lhe chega!

(e dizendo isto, nos despedimos com sorrisos)

NOTA IMPORTANTE: Esta consulta foi montada com Minha Alma e Meu Contrário

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Há muito tempo que não faço "Interregnos para coisas más"! Boa ?

      Eliminar
    2. Boa! Mas olha que não é por não falares delas que elas - as coisas más - deixam de existir ;)

      Eliminar
  2. A Minha Alma e o Meu Contrário sempre me confundiram. Nunca sei quem é quem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles próprios se confundem um ao outro!

      Eliminar
  3. O meu Contrário não tem poder nenhum sobre a minha Musa, que é o mesmo que dizer a minha Alma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu também não. Eles discutem, discutem e, depois, chegam a um consenso. Raramente tenho que me impor...

      Eliminar
  4. Se eu, com todas as minhas mazelas físicas, tentasse fazer um décimo do que fazes, creio que já nem me lembraria de que tenho a cabeça colocada sobre os ombros, como todos os humanos mortais....

    Parabéns pela nova peça e um abraço grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu, raramente, perco a cabeça. E, quando tal acontece, coço-a e assim a reencontro! :)

      Grande abraço agradecido!

      Eliminar
  5. Conultas médicas nem sempre são tão boas como a que li aqui_ parece mais conversa entre amigos e senti que a ansiedade em contar tudo é que faz esquecer da metade...risos . Tranqulize-se amigo, tu estás é beleza pura ! (como falamos aqui quando vai tudo indo muito bem ).
    Abraços de fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deu para perceber que esta consulta inventada só tem ligação com a realidade nos sorrisos... na verdade as minhas consultas com a minha médica de família são conversas de amigos...

      Obrigado pelo elogio

      Bom fim de semana e abracinho

      Eliminar
  6. Meu caro Rogério
    Com essa actividade toda, até eu me esquecia de ir trabalhar, porque embora reformado ainda mantenho a minha actividade profissional, para além de todo o resto. Esse teu trio é fantástico.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e amanhã vou ser mais um construtor da Festa, aquela que não há outra como ela. Boa?

      Abraço, caro Xavier, meu camarada

      Eliminar