19 junho, 2023

O VERDADEIRO HISTORIADOR


 O verdadeiro Historiador coleciona factos e, após fundamentar a sua real ocorrência, dá-lhes o devido enquadramento histórico. Só depois é livre de emitir opinião sobre os factos selecionados e descritos, com a perspectiva que tiver do processo histórico.

Vem este pensamento a propósito de uma tertúlia para que fui convidado, por um coronel das Forças Armadas, já reformado e em que foi convidado um General, figura com elevada responsabilidade na instituição Militar actual, para apresentação de uma colectânea de numerosos autores, todos militares. Presente também o militar de elevada patente que reuniu extratos das obras reunidas. O tema era a guerra colonial para uns, guerra do ultramar para outros ou, simplesmente, guerra em África...

O que pretensamente seria uma seleção de obras de historiadores não passava de avaliações opinativas sobre factos narrados de forma condicionada pela visão de cada um. E, quanto a enquadramento, nem uma palavra sobre a descolonização de toda a África por parte dos diferentes países europeus sempre em consequência de guerras de guerrilha desencadeadas pelos povos colonizados.

Apesar de sentir que estava ali rodeado de um certo saudosismo não deixei de oferecer ao ilustre convidado as minhas memórias de tempos de afectos, angústias e medos, cuja reedição, pela Associação 25 de Abril, está na forja.

4 comentários:

  1. Subscrevo as palavras do Senhor das Nuvens :)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por ter sempre algo a oferecer.
    Um abraço forte e boa noite ,Rogério

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Rogério
    "Mais um acto de constante cidadania"
    Parabéns
    Um abraço militante

    ResponderEliminar