Veterano britânico Paul Butler, 88 anos, passa ao lado de parede com pintura streetart (editada aqui) |
«... Quando se formou a Aliança dos Estados que combatiam o exército nazi, Roosevelt e Churchill comprometeram-se perante Stáline a abrir a segunda frente (a ocidente) em 1941. Foram adiando enquanto os exércitos nazis invadiam a URSS e chegavam a Leninegrado, Moscovo e Estalinegrado, enquanto Hitler ia clamando vitória. A tal segunda frente não se abria...só se abriu, com a entrada na Normandia, em Junho de 1944.Entretanto, o que acontecia na Russia?----A Batalha de Leninegrado decorreu entre 10 de Junho e 1941 e 1 de Março de 1944. Foi o cerco de uma cidade mais longo de toda a História mundial. O bloqueio foi rompido a 7 de Janeiro de 1943 e as tropas soviéticas passaram ao ataque em 14 de Janeiro de 1944. E em 1 de Março desse ano lançaram uma poderosa ofensiva que fez recuar as linhas inimigas entre 220 a 280 quilómetros dos limites da cidade.O exército nazi só recuou definitivamente dessa frente em Agosto de 1944.---A Batalha de Moscovo decorreu entre 30 de Setembro de 1941 e 20 de Abril de 1942. As tropas soviéticas passaram à ofensiva nos dias 5 e 6 de Dezembro de 1941. Entre 7 e 10 de Janeiro de 1942 lançaram uma ofensiva em todas as frentes. Em Abril de 1942 o inimigo tinha recuado entre 100 a 200 quilómetros para longe da cidade.---A Batalha de Stalinegrado decorreu entre 7 de Julho de 1942 e 2 de Fevereiro de 1943. As tropas soviéticas passaram à ofensiva nos dias 19 e 20 de Novembro, conseguindo cercar 28 divisões alemãs (330 mil homens) e impor a rendição às tropas do General Von Paulos (91 mil homens).---A Batalha de Kursk - as tropas alemãs, que iam recuando, lançaram um poderoso contra-ataque mobilizando toda a sua capacidade em tanques e carros blindados. Esta batalha, na região chamada "o Arco de Kursk" decorreu entre 5 de Julho e 23 de Agosto de 1943 e foi decisiva para a expulsão do Exército Alemão da terra russa. A seguir, o Exército Soviético começou a libertação da Polónia, avançou para a Moldávia e Roménia e Checoslováquia.---A chamada "abertura da Segunda Frente", com o desembarque na Normandia das tropas britânicas e americanas, que é comemorado hoje, deu-se no dia 6 de Junho de 1944, quando o exército alemão já estava em pleno recuo e as tropas soviéticas, avançavam para Berlim, que de facto tomaram.»Excerto do texto de Margarida Tengarrinha, editado no facebook
Sou a primeira a comentar uma publicação que começa com a tocante imagem de um veterano da segunda Guerra Mundial e prossegue referindo factos históricos que conheço bem, mas que muitos aparentam ignorar... Espero não ser a única.
ResponderEliminarAbraço, Rogério!
Tenho vindo a perder clientela
EliminarTalvez
Por aqui trazer matéria séria
Abraço não desiludido
Não consigo ler o texto porque metade foi apanhado pela tua livraria.
ResponderEliminarJá lá estive numa das praias do desembarque.
Abraço
Vou ver se corrijo, isso!
Eliminar(tem piada, não te sabia tão viajada)
Abraço, rimado
Meu caro Rogério
ResponderEliminarÉ sempre bom relembrar o passado para preparar o futuro.
Decorre há algum tempo uma tentativa de limpeza da história, mas cá estaremos nós para relembrar aos mais novos, o que foi o nazismo e o que foi o fascismo sem medo das palavras.
abraço militante
Boa Rogério...
ResponderEliminarHoje em dia o Espírito dos Europeus é mais no sentido oposto!
https://postimg.cc/zHNQz38q