07 junho, 2023

O DESEMBARQUE NA NORMANDIA, OU AS DISTORÇÕES DA HISTÓRIA (de um post publicado em 7 de Junho de 2014)


Veterano britânico Paul Butler, 88 anos, passa ao lado de parede com pintura streetart (editada aqui)

«... Quando se formou a Aliança dos Estados que combatiam o exército nazi, Roosevelt e Churchill comprometeram-se perante Stáline a abrir a segunda frente (a ocidente) em 1941. Foram adiando enquanto os exércitos nazis invadiam a URSS e chegavam a Leninegrado, Moscovo e Estalinegrado, enquanto Hitler ia clamando vitória. A tal segunda frente não se abria...só se abriu, com a entrada na Normandia, em Junho de 1944.
Entretanto, o que acontecia na Russia?
----A Batalha de Leninegrado decorreu entre 10 de Junho e 1941 e 1 de Março de 1944. Foi o cerco de uma cidade mais longo de toda a História mundial. O bloqueio foi rompido a 7 de Janeiro de 1943 e as tropas soviéticas passaram ao ataque em 14 de Janeiro de 1944. E em 1 de Março desse ano lançaram uma poderosa ofensiva que fez recuar as linhas inimigas entre 220 a 280 quilómetros dos limites da cidade.O exército nazi só recuou definitivamente dessa frente em Agosto de 1944.
---A Batalha de Moscovo decorreu entre 30 de Setembro de 1941 e 20 de Abril de 1942. As tropas soviéticas passaram à ofensiva nos dias 5 e 6 de Dezembro de 1941. Entre 7 e 10 de Janeiro de 1942 lançaram uma ofensiva em todas as frentes. Em Abril de 1942 o inimigo tinha recuado entre 100 a 200 quilómetros para longe da cidade.
---A Batalha de Stalinegrado decorreu entre 7 de Julho de 1942 e 2 de Fevereiro de 1943. As tropas soviéticas passaram à ofensiva nos dias 19 e 20 de Novembro, conseguindo cercar 28 divisões alemãs (330 mil homens) e impor a rendição às tropas do General Von Paulos (91 mil homens).
---A Batalha de Kursk - as tropas alemãs, que iam recuando, lançaram um poderoso contra-ataque mobilizando toda a sua capacidade em tanques e carros blindados. Esta batalha, na região chamada "o Arco de Kursk" decorreu entre 5 de Julho e 23 de Agosto de 1943 e foi decisiva para a expulsão do Exército Alemão da terra russa. A seguir, o Exército Soviético começou a libertação da Polónia, avançou para a Moldávia e Roménia e Checoslováquia.
---A chamada "abertura da Segunda Frente", com o desembarque na Normandia das tropas britânicas e americanas, que é comemorado hoje, deu-se no dia 6 de Junho de 1944, quando o exército alemão já estava em pleno recuo e as tropas soviéticas, avançavam para Berlim, que de facto tomaram.»

Excerto do texto de Margarida Tengarrinha, editado no facebook


 

6 comentários:

  1. Sou a primeira a comentar uma publicação que começa com a tocante imagem de um veterano da segunda Guerra Mundial e prossegue referindo factos históricos que conheço bem, mas que muitos aparentam ignorar... Espero não ser a única.
    Abraço, Rogério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira8 de junho de 2023 às 12:59

      Tenho vindo a perder clientela
      Talvez
      Por aqui trazer matéria séria

      Abraço não desiludido

      Eliminar
  2. Não consigo ler o texto porque metade foi apanhado pela tua livraria.
    Já lá estive numa das praias do desembarque.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira8 de junho de 2023 às 14:10

      Vou ver se corrijo, isso!
      (tem piada, não te sabia tão viajada)

      Abraço, rimado

      Eliminar
  3. Meu caro Rogério
    É sempre bom relembrar o passado para preparar o futuro.
    Decorre há algum tempo uma tentativa de limpeza da história, mas cá estaremos nós para relembrar aos mais novos, o que foi o nazismo e o que foi o fascismo sem medo das palavras.
    abraço militante

    ResponderEliminar
  4. Boa Rogério...
    Hoje em dia o Espírito dos Europeus é mais no sentido oposto!
    https://postimg.cc/zHNQz38q

    ResponderEliminar