15 julho, 2023

SÁBADO, UM DIA CHEIO DE FORTES EMOÇÕES

 

A meio da semana, o João M. Freitas Branco ligou-me a dar a notícia: o Rui Andrade tinha tido um AVC e entrara em coma induzido e com prognóstico muito reservado. No dia seguinte deu-me a triste notícia. Ontem, decorreu o velório. Hoje de manhã deu-se a cremação e participei, emocionado, à prestação das merecidas homenagens dizendo de mim para mim "os nossos mortos não morrem"...

Quem era o Rui? Um camarada que comigo fora eleito pela CDU, em 2017, para representar esta força política na Assembleia da minha Freguesia. Um camarada que, por estarmos juntos a defender os interesses das populações e a lutar por reclamações antigas, fiquei a conhecer em toda a sua dimensão, quer na humana quer na honestidade política, aprofundando uma relação de sincera amizade.

Até sempre, camarada!

_____________________

Mas as emoções deste sábado não se ficaram por aqui e as vividas, de tarde, foram no sentido de reforçar o meu ânimo. Desde as canções que trago dentro de mim, até às palavras gritadas com determinação, tudo isso mexeu comigo e me provocou grande emoção. 

A sala principal da Voz do Operário não chegou. Foi preciso montar um ecrã gigante noutro recinto para acolher todos os que quiseram participar no ato de solidariedade "Juntos por Cuba", com a presença do Presidente Miguel Diaz-Canel.

Das intervenções ouvidas reforço a convicção:

MUDAR O MUNDO NÃO CUSTA MUITO, LEVA É TEMPO E REQUER EMPENHAMENTO



7 comentários:

  1. Quando li que o dia tinha sido cheio de fortes emoções, pensei que fossem pela positiva, emoções boas, assim, não.
    O nosso mundo fica sempre mais pobre e vazio quando um Amigo nos deixa.
    Que descanse em paz!
    Um abraço de sinceras condolências, Rogério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comecei a ver o vídeo, mas como o som não está famoso e estou com dores de cabeça, verei o resto amanhã.

      Eliminar
    2. É isso, deixou-nos um amigo
      ou mais que isso
      perdi um camarada
      (essa a 1ª emoção, a triste)

      Eliminar
    3. Seria bom ouvir, mas acústica no lugar em que eu estava, talvez prejudique
      Fica a panorâmica da sala... e essa... não a perca

      Eliminar
  2. Respostas
    1. "Enquanto houver ventos e mar
      a gente vai continuar"

      E a emoção deixada... dá ânimo!

      Eliminar
  3. Meu caro Rogério
    Emoções fortes bem podes dizê-lo!
    Ver partir um dos nossos é sempre uma grande emoção.
    Por outro lado a emoção de estar com os nossos camaradas de Cuba, povo que resiste ao bloqueio vergonhosos dos EUA e complacência do resto do mundo.
    Um abraço

    ResponderEliminar