26 julho, 2023

"NÃO CULPEM MAIS NINGUÉM, SOU EU O CULPADO" - O livro que estou escrevendo Cap. 001

 OPÇÃO DE CARREIRA 

 

Corria o ano de 1972, já liberto da guerra colonial, sem que Minha Alma se tenha detido fardada e ainda pairassem sobre mim memórias recentes de afetos, angústias e medos tidos e vividos por terras de Angola, fiz-me à vida.

 

 Fiz-me à vida com alma renascida e com a convicção de o caminho a percorrer deveria ser escolha minha, meditada e assumida em cada passo que viesse a dar.

Familiar próximo e querido, intercedeu no sentido de encontrar emprego e assim aconteceu. Recebi dois vencimentos, mas não cheguei a receber o terceiro pois num dado momento, folheando um jornal diário, encontrei um anúncio ocupando um quarto da página destacando, em título, “PROGRAMADOR DE MANUTENÇÃO FABRIL – ADMITE-SE” e acrescentava, em pedagógica redação, o perfil da função bem como os requisitos que delimitavam o âmbito das respostas por parte dos candidatos. 

 

Meu Contrário (que para quem não saiba, é meu juízo) de pronto me deixou o incentivo: “Parece esgalhado para ti, força!”

 

Minha Alma reforçou: “Responde. Sempre sonhaste com ambiente operário e depois, programar é ordenar e quem ordena manda, fundamentando tal mandar!”

 

Assim aconselhado, respondi ao que se pedia e de pronto entrei em processo de recrutamento. Manipulei ao meu jeito os testes psicotécnicos. Nas entrevistas “pintei a manta” falando do meu passado como se me vendesse e na entrevista final, conduzida por um dos sócios da firma de consultoria subcontratada para o recrutamento, respondi a todas perguntas de modo argumentado e, por convincente, fui informado, passados alguns dias, que fora admitido.

 

A empresa? 


Fábrica em construção, na Venda Seca (Belas), e que viria a ser a CERGAL – Cervejas de Portugal, SARL 


Continua

 

 

7 comentários:

  1. A novela da vida. Boa, espero pelos episódios seguintes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não é novela mas sim uma vida eivada de neo-realismo (ainda que escrita com contida ironia!)

      Eliminar
  2. Histórinha de vida,Rogério
    Muito bem descrita _ espero a segunda página desse caminho.
    Parabéns ! e meu abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chamei-lhe Capitulo. Mais logo, publico!

      Abraço agradecido

      Eliminar
  3. Mas que bela estratégia o Rogério arranjou para ser admitido na Empresa CERGAL – Cervejas de Portugal. Expedito e talentoso só perderia que o não contratasse. Manipular testes psicotécnicos não é para qualquer um...:))
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelo elogio.
      Quanto à manipulação dos testes, já o tinha feito antes... na tropa, antes de terminar a recruta, são feitas várias provas para nos ser imposta uma especialidade de entre as armas de infantaria, cavalaria, tropas especiais ou serviços... manipulei e fui parar aos serviços de saúde... talvez porque o Laboratório Militar estivesse pejado de cunhas, fui fazer o curso de enfermeiro, no Hospital Militar (a minha arma foi a seringa, nada mau!)

      Abraço agradecido

      Eliminar
  4. Comecei aqui e vai ser bom, adoro essas coisas escritas com 'contida ironia'...
    Mas não faça tão contida! Solta... rsss
    Beijo!

    ResponderEliminar