03 março, 2024

QUEM VAI DETERMINAR OS RESULTADOS DE 10 DE MARÇO?


O que não se mostra, não existe. Já me tenho referido bastas vezes a esta frase batida e estava quase a desistir dela quando veio a lume um texto, que não falando da omissão da campanha da CDU, faz todo o sentido relembrar isso mesmo.  Ora leiam:
«Nos últimos anos, a contabilização dos minutos televisivos dedicados aos principais dirigentes políticos feita pela Marktest mostra que o líder do partido da extrema-direita figurou quase sempre entre os mais favorecidos. Não explica tudo, nem todo o crescimento da extrema-direita em Portugal. Mas a verdade é que essa mediatização se vem somar aos de bots criados nas redes sociais e aos vídeos no Youtube da eficiente máquina de propaganda do Chega, paga pelos seus financiadores. O destaque dado a Ventura nas televisões não é o culpado disto tudo, mas certamente não é irrelevante.
Já no contexto pré-eleitoral, somaram-se painéis de análise política que tendem a ser compostos por comentadores, jornalistas e editores maioritariamente alinhados à direita, e onde figura depois um solitário jornalista/comentador mais ou menos à esquerda, que assegura o “pluralismo”. Na SIC, continuamos a ter preleções semanais e sem contraditório de um advogado com um passado na extrema-direita nacionalista e salazarista (José Miguel Júdice) e de um ex-líder do PSD (Marques Mendes). Na TVI é um ex-líder do CDS (Paulo Portas)."

Perante isto, ocorre a pergunta:

QUEM VAI DETERMINAR OS RESULTADOS DE 10 DE MARÇO? QUEM? 


 

18 comentários:

  1. Respostas
    1. O que é? Não sabes o que é esta Democracia?
      Eu digo: Demo <> Demónio; Cracia <> Poder

      Eliminar
  2. Cada um de nós, no cumprimento da nossa cidadania, determinaremos o resultado de 10 de Março. Mas tem razão naquilo que referiu. A importância que a comunicação social dá ao líder da extrema direita é quase uma provocação para todos nós.
    Tudo de bom, meu amigo Rogério.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Graça, seria assim como primeiro dizes e que logo contradizes concordando com o meu alerta dado...
      E, complemento a afirmação da importância dada com a (quase) total omissão de quem luta por uma vida mais justa, por uma sociedade mais igualitária!
      O que se passou ontem no Rossio... alguém viu?
      Beijinho e tudo bom!

      Eliminar
  3. O elefante no meio da sala, bem diante dos nossos pequenos ecrãs, terá o seu peso na determinação dos resultados das votações do próximo Domingo, não fosse ele o maior mamífero terrestre, mas sempre há quem o empurre porta fora e escada abaixo embora não seja tarefa fácil... Porque me perguntas aquilo que sabes que eu estou farta de saber? Está bem, está bem, a pergunta é dirigida a todos, sobretudo aos que te lêem e nem comentam...

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem, há quem me leia assiduamente e não comente...
      não sendo uma multidão, são em número significativo.
      Com frequência ultrapassam a centena e dão-me incentivo

      Abraço forte!

      Eliminar
  4. Olha que a meteorologia também pode entrar na balança!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem nunca desarma
      Nem que chovam
      Picaretas em brasa

      Abraço

      Eliminar
    2. Essa é minha, Rogério, rsrsrsrs... quer dizer, eu disse e escrevi que ia votar nem que chovessem picaretas... a brasa, essa é toda tua :))

      Outro forte abraço!

      Eliminar
  5. Como não vejo a TV portuguesa não tenho resposta.
    Ouvi de jovens portugueses que só os velhos vêem TV.
    A TV é algo obsoleto também aqui na Alemanha.
    Vamos lá ver no domingo 🗳

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O resultado permanece insondável
      E quanto ao afastamento dos jovens dos programas televisivos
      tal se insere numa orientação que determina tais objectivos

      Eliminar
  6. Se queres protagonismo para o teu candidato na impressa e na TV, diz-lhe para atirar um balde cheio de tinta vermelha ao futuro primeiro-ministro português: Pedro Nuno Santos. Embora a nossa Rosa dos Ventos estar sempre a dizer que a AD ganha as eleições legislativas portuguesas.

    De qualquer jeito, na tranquilidade está a sabedoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdão:

      “Embora a nossa Rosa dos Ventos esteja sempre …

      A vítima tem de ser o Pedro, porque o Luís já recebeu um balde de tinta verde de um activista.

      Rogério, fujo sempre aos temas das tuas publicações
      Mil desculpas 😜

      Eliminar
  7. Teresa, querida amiga
    Põe-te a pau comigo
    Ainda te mando eu um balde de tinta em cima
    Antes de chegarmos a domingo

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Teresa Palmira Hoffbauer4 de março de 2024 às 20:47

      Nuno Melo também não quer e apela ao voto dos indecisos, para que Pedro Nuno Santos ganhe sem depender dos outros 😜

      Eliminar