25 abril, 2010

Escolas da minha vida: Agrupamento Escolar Nuno Gonçalves

Abanca-te e lê! Vale a pena ir ler o jornal da minha escola. ABANCATILÊ, aqui

Não vi as cerimónias oficiais de comemoração do 25 de Abril. Só li alguns jornais. Dediquei grande parte do tempo a revisitar a minha escola. Procurei ali a esperança num Abril Novo. E encontrei. Para minha satisfação vi lá coisas que me foram familiares, muito semelhantes ao que de bom eu vivi no meu tempo (ver o meu post de ontem). A minha visita virtual foi recheada de boas surpresas utilizando o excelente site da escola e os seu inúmeros blogues. E não vi, nem vestígios de marchas fardadas, nem de continências nazis... É uma Escola do 25 de Abril.

A minha sugestão aos professores
Não apaguem a História. Não reduzam os efeitos do 25 de Abril à conquista das Liberdades. Falem por favor:
  • da educação por sexos e na Mocidade Portuguesa
  • da queda do Império Colonial, nas alterações profundas na África Austral e no fim do apartheid. Falem no Nelson Mandela. Podem enquadrar isso explicando que eram cerca de 150 mil os jovens que andavam por terras de África a tentar adiar o destino...
  • das Nacionalizações, sem as quais não se teria reintegrado mais de 500 000 retornados das ex-colónias. Podem também dizer que a economia, nesse tempo, sofreu menos do que está sofrendo hoje...
  • das medidas sociais que resultaram dos primeiros governos, tais como o salário mínimo nacional e o subsidio de desemprego (1974/75)
  • da Reforma Agrária ...

É difícil falar de tudo isso? Claro que é. Mas acho mais difícil esconder e continuar ter mão nos putos quando eles desconfiarem que lhes estão a apagar a história e a distorcer o destino. Palavra. A gente miúda não racionaliza, mas sabe muito bem sentir a mentira...

3 comentários:

  1. Falo disso aos mais jovens, mas também falo nas coisas que podem voltar atrás, especialmente, se não se estiver atento.
    A Democracia é um caminho onde ninguém se pode sentar à sombra da bananeira e andam por aí muitos xicos-espertos a tentar destruí-la. As desigualdades têm aumentado, vergonhosamente e não só por culpa da economia, mas também do tráfego de influências, da corrupção e da falta de ética.

    ResponderEliminar
  2. Isa,
    Eu já tinha percebido que também tem fé nos putos. Continue dizendo-lhes umas coisas.
    Faça-lhes perguntas tipo: e se agora dois Estádios da Luz, pejadinhos de jovens, fossem catapultados para uma guerra qualquer. Assim, catrapuz! Nada cool, né? Pois era mais do que isso aqueles que estavam na guerra quando se deu o 25 de Abril. Regressaram todos. Não foi bom?

    ResponderEliminar
  3. Há escolas onde os professoes que falam do 25 de Abril de forma elogiosa são vistos de esguelha...mas concordo com tudo o que diz no seu post.

    ResponderEliminar