16 abril, 2010

Vulcão ou economia da UE a esfumar-se em cinzas?

Cinzas do vulcão da Islândia? Treta! Cá para mim, aquilo é a Europa a dar o berro...

De economia e finanças percebo zero. Sou bom é em vulcanologia e outras ciências da natureza. Por isso, penso que as dívidas que, por natureza, são incobráveis irão fazer levantar muita poeira (e não só). Vejam só:

"A dívida do governo grego é apenas a primeira de uma série de bombas de dívidas europeias destinadas a explodir. As dívidas hipotecárias nas economias pós-soviéticas e na Islândia são mais explosivas. Embora estes países não estejam na Eurozona, a maior parte das suas dívidas é denominada em euros. Uns 87% das dívidas da Letónia são em euros ou em outras divisas estrangeiras e são devidas principalmente a bancos suecos, ao passo que a Hungria e Roménia têm dívidas em euro principalmente para com bancos austríacos. Assim a contracção de empréstimos governamentais por membros não-euro foi para apoiar taxas de câmbio a fim de pagar dívidas do sector privado a bancos estrangeiros, não para financiar um défice orçamental interno como na Grécia.
Todas estas dívidas são praticamente incobráveis porque quase todos estes países incorrem em aprofundamentos dos défices comerciais e afundam-se na depressão…
(…)
Há um reconhecimento crescente de que as economias pós-soviéticas foram estruturadas desde o princípio em benefício de interesses estrangeiros, não das economia locais. Exemplo: o trabalho na Letónia é tributado em mais de 50% (trabalho, empregador e contribuição social) – tão elevado quanto necessário para torná-lo não competitivo, ao passo que os impostos sobre a propriedade são inferiores a 1%, o que proporciona um incentivo rumo à especulação desenfreadas. Esta filosofia fiscal enviesada tornou os "Tigres do Báltico" e a Europa Central mercados de empréstimo primários para bancos suecos e austríacos, mas o seu trabalho não podia encontrar empregos bem pagos internamente. Nada disto (ou suas abissais leis de protecção laborais) existe nas economias da Europa Ocidental, América do Norte ou Ásia."
(…)
Confrontados com a prepotência do sr. Brown – e dos caniches holandeses da Grã-Bretanha – 87% dos eleitores islandeses opuseram-se à liquidação da dívidas que no mês passado a Grã-Bretanha e Holanda procuraram forçar através da garganta do Allthing [parlamento]. Isto é uma votação nunca vista no mundo desde a antiga era stalinista.
Isto é só um aperitivo. A opção que a Europa fizer provavelmente levará milhões às ruas. Alianças políticas e económicas mudarão, divisas desmoronar-se-ão e governos fracassarão. A União Europeia, e na verdade o sistema financeiro internacional, mudará de formas…

Para ler o artigo integral de Michael Hudson , entre aqui

6 comentários:

  1. Caro Rogerio Pereira

    A erupção do vulcão na Islandia, não me mete muito medo. Tratam-se de fenomenos da natureza que aqui e ali vão mostrando o seu desagrado pela forma como os homens a têm tratado. Digo eu que não sou nada entendido nestas coisas.

    A mim o que me mete medo é a acumulação de "gás" que se vai acomulando no interior de todos nós ( naturalmente a uns mais que outros) se um dia as válvulas abrem, vai ser uma chatice.
    Começa a ser lembrada aquela teoria de que "quando os de baixo não aguentam mais"
    Cumprimentos
    R.Manuel

    ResponderEliminar
  2. Pois como li nos comentários, das crónicas do rochedo, que anda a falar pró boneco, venho cá ver o que por aqui se fala e já agora, quando quiser é bem vindo ao meu estaminé, por lá, não é sempre igual, umas vezes falo a sério, outras tento divertir-me :)

    ResponderEliminar
  3. Por ter aparecido o meu obrigado. Como prova do meu reconhecimento, vou oferecer-lhe um poema.
    Verdade!
    Saírá no post seguinte...

    ResponderEliminar
  4. Já agora deixei por lá a solução para a canja ;)

    ResponderEliminar
  5. Folha seca, não me esqueci de si (nunca esqueço os amigos). Esperei um pouco para saber se podia assumir o compromisso de avançar com um post onde trarei testemunhos de que as coisa estão mesmo negras, piores que esses vulcões que atrapalham o tráfego aéreo. Se o Expresso de amanhã não me obrigar a mudar de agenda, será amanhã...
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Rogério Pereira

    Obrigado pela sua amizade.
    As coisas estão mesmo negras, quer cumpra ou não a sua promessa de avançar com o tal post.
    Eu já me habituei, pois passei a vida a remar contra a maré, por isso até me considero um privilegiado.
    Abraço

    ResponderEliminar