16 abril, 2010

Gritar, gritar bem alto! (porque hoje é dia mundial da voz)


Galatea de las esferas (Salvador Dali 1952)



Todos os dias são dias de qualquer coisa. Então façamos qualquer coisa todos os dias...

-

-

-

-

(Dedico este post a todos os que nos fazem escolher entre o doce e a travessura)



GRITAR

Aqui a acção simplifica-se
Derrubei a paisagem inexplicável da mentira
Derrubei os gestos sem luz e os dias impotentes
Lancei por terra os propósitos lidos e ouvidos
Ponho-me a gritar
Todos falavam demasiado baixo falavam e escreviam

Demasiado baixo
Fiz retroceder os limites do grito
A acção simplifica-se
Porque eu arrebato à morte essa visão da vida
Que lhes destinava um lugar perante mim

Com um grito

Tantas coisas desapareceram
Que nunca mais voltará a desaparecer
Nada do que merece viver

Estou perfeitamente seguro agora que o Verão
Canta debaixo das portas frias
Sob armaduras opostas
Ardem no meu coração as estações
As estações dos homens os seus astros
Trémulos de tão semelhantes serem

E o meu grito nu sobe um degrau
Da escadaria imensa da alegria

E esse fogo nu que pesa
Torna a minha força suave e dura

Eis aqui a amadurecer um fruto
Ardendo de frio orvalhado de suor
Eis aqui o lugar generoso
Onde só dormem os que sonham
O tempo está bom gritemos com mais força
Para que os sonhadores durmam melhor
Envoltos em palavras
Que põem o bom tempo nos meus olhos

Estou seguro de que a todo o momento
Filha e avó dos meus amores
Da minha esperança
A felicidade jorra do meu grito
Para a mais alta busca
Um grito de que o meu seja o eco.

Paul Éluard, in "Algumas das palavras", 1977

4 comentários:

  1. Muito obrigada e enquanto ouver voz, é gritar, falar, reclamar e, principalmente, nunca esquecer de rir ;)

    ResponderEliminar
  2. Sim Isa, não me esquecerei de rir. Nos dias mais difíceis terá de contentar-se com um sorriso... Noutros, garanto, terá aqui a minha mais sonora gargalhada!

    ResponderEliminar
  3. Já estou rouco de tanto blogar hoje. Creio que este dia mundial da voz foi inventado pelo Dr Bayard para vender mais uns rebuçados para a tosse.

    ResponderEliminar
  4. Carlos, não importa a génese. O dia existe...
    Deu-me oportunidade de ir buscar um poema do Paul Eluard. Não o fazia desde 1969...
    Obrigado Dr Bayard, estás cheio de bago, és um grande caramelo, mas deste um pretexto para passar coisas bonitas e dar alertas:

    NÃO SE ESQUEÇAM DE FAZER QUALQUER COISA TODOS OS DIAS...

    ResponderEliminar