25 maio, 2011

Não sendo bom, o Jornal "i" ainda é o melhorzinho que anda aí...

Tornou-se evidente que a Grécia, a Irlanda e Portugal não serão capazes de pagar as suas dívidas na totalidade
Se quiser ser realista, a Europa tem de se preparar para aceitar uma redução da dívida, o que poderá ser feito através da ajuda das economias mais fortes e de perdões parciais impostos aos credores privados, que terão de se contentar com receber menos em troca de receber alguma coisa. Só que realismo é coisa que não parece abundar.
Por um lado, a Alemanha adoptou uma atitude dura em relação a qualquer ajuda aos vizinhos em dificuldades - isto apesar de uma das principais motivações do actual programa de resgates ser proteger os bancos alemães de perdas.
(...)
Se os bancos gregos caírem, a Grécia pode ser forçada a sair do euro - e é fácil ver como isto pode ser a primeira peça de um dominó que se estende a grande parte da Europa. Então que estará o BCE a pensar?
por Paul Krugman, Publicado em 25.Maio.2011, Jornal i (ler tudo)

12 comentários:

  1. Mas o BCE pensa?
    Ou então... entregaram esse serviço de pensar ao Constâncio lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Li esse artigo ontem... é melhor que não pensem... Se calhar até é um mal que vem por bem.
    Se estivessem interessados em receber parte da dívida, os credores tinham em atenção no que diz um Nobel da economia. Como sempre ouvi dizer que quem tudo quer tudo perde, será até bom que caia o euro e depressinha. Ficamos com a nossa moedinha, fazemos como Kirchner na Argentina e fazemo-nos à vidinha.
    Depois o brio dos portugueses e o empenho em serem "sérios" é tal, que quando derem por ela estarão escravizados para pagar um calote de uma dívida que não conseguirão pagar nunca! de forma nenhuma.
    Esquecem-se é que da má fama já ninguém nos livra...

    ResponderEliminar
  3. Quanto à preocupação de sermos caloteiros, encontrei aqui um post que vem mesmo a calhar...

    ResponderEliminar
  4. Ou então, eles dizem que pagam, mas toda a gente sabe que não terão meios para o fazer. Hoje foi a vez do nobel Paul Krugman vir dizer que "Portugal não vai pagar a dívida". Os do tripé do Bloco Único sabem disso, portanto a jogada deve ser outra - estão à espera que se determine a falência do dólar para de seguida só pagarem 20 por cento ou menos do valor que devem. A jogada tem antecedentes, os EUA já a fizeram para limpar o défice após o tenebroso investimento na II Grande Guerra.

    ResponderEliminar
  5. A Isa é que tem razão... quem convida o incompetente do V.Constâncio para ficar à frente do BCE, tem uma agenda... acredito que esse dominó, não tarda... e foi incomendado...
    ooops... isto era um post político, não era?? DAMN IT!

    ResponderEliminar
  6. Veremos até quando os governadores do mundo acreditarão no "fracasso da fantasia".
    As peças de dominó começarão a desmoronar não demora nada...

    L.B.

    ResponderEliminar
  7. Caro Rogério, o pior é que com a Globalização esta crise é sentida rapidamente aqui. Principalmente no que diz respeito a Bolsa de valores, que reflete de modo instantane.
    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Cara Fada (do meio)

    "...estão à espera que se determine a falência do dólar para de seguida só pagarem 20 por cento ou menos do valor que devem."

    Acho esta sua ideia coisa acertada. Se a ideia inicial (na Europa)não era essa, ela seria bem-vinda...

    Isa, Eva,

    Incompetência? Então os bancos não se estão a safar? Se não eles os accionistas certamente. Não há incompetência nessa gente...


    Manjedoura,

    Todos esperam isto mas não o confessam. Parece que a Fada do Bosque tem razão...

    Lidia,

    A primeira pedra já treme. Quando cair, quantas virão a seguir?

    Adelaide,

    O Brasil tem mais defesas que a europa inteira. Sofrerá também, mas de outra maneira... Mais suavemente (creio)

    ResponderEliminar
  9. Caro Rogério
    Li tudo com atenção, mas como estou numa fase "não". Não me sai da cabeça aquela anedota de no fundo há o "camelo" que paga a conta.
    Não me parece que dos putativos candidatos a "Primeiro" alguem perca tempo a ler Paul Krugman. Até que porque de "fatalistas e pessimistas" Portugal não precisa de receber lições.
    Quanto ao Jornal i naquele mail que lhe mandei não puz em causa a qualidade. Até, porque via digital é o que mais leio.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Aliás a Grécia está mesmo em risco de nem sequer receber a segunda tranche o empréstimo do FMI por não cumprimento do acordado... vai ser bonito vai.

    ResponderEliminar