03 novembro, 2011

Mudança de visual. O resto - a Missão e a Luta - permanece igual

Assumi, antes, parte de mim. Fui Viriato, o príncipe, o pastor, o guerreiro, cantado por Camões. Lembrava que, com "meus feitos", tremeu o Império Romano e prometia ir fazer tremer outros impérios agora igualmente dispostos ao domínio bruto e ao saque. Fi-lo inspirado por quem rejeitou receber a "troika" assumindo, assim, a ruptura necessária com quem nos rouba o estar e ser soberanos. Não resultou...
Resolvi mudar. Vou aparecer dentro de outra personagem. Agora esta é inspirada no "pai da democracia". Clistenes é seu nome. Assumo a sua imagem. Hesitei entre ele e Solon, por este ter produzido lei que além de perdoar dívidas e as hipotecas que pesavam sobre os pequenos agricultores, aboliu a escravatura por motivos de dívida. Optei, apesar disso, por Clistenes, a quem se deve a lei que instituiu que o poder deve pertencer a um colectivo e que quem ameaça a Democracia deve ser condenado ao ostracismo. Ele e eu, abominamos a tirania e os tiranetes...

A escolha também tem a vêr com os "diz/desdiz" daqueles gregos que esquecem a sua própria história.

A outra imagem, que também mudei, foi apenas por resolver tirar o chapéu que me esconde parte do rosto. Usar óculos não se tome por acto de esconder meu olhar. É antes a única possibilidade de ver os vossos olhos.

24 comentários:

  1. Muito gosto em o conhecer!

    Abraço-o.

    ResponderEliminar
  2. Rogério querido,

    De uma forma ou de outra, por fora, fica ao seu gosto e prazer. O importante é não mudar a alma que nos encanta, avinagrada ou não.
    Girassóis nos seus dias. Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo:
    Gosto deste seu novo visual, frontal, directo e descoberto :)
    A sua Missão e Luta são agora mais precisas do que nunca.

    Como estou atrasada vou ler os seus posts anteriores :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. De se tirar o chapéu, a sua escrita.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Pois assim seja, outro e o mesmo.





    Um beijo

    L.B.

    ResponderEliminar
  6. Rogério,

    As mudanças são óptimas, se bem que o visual anterior também estava bem. O importante é que elas denotam o mesmo espírito vivo e lutador e como estamos no momento de os grandes guerreiros e democratas aparecerem na linha da frente e se assumirem como sei que gosta, encontramos aqui um grande exemplo.

    Também gosto de Clistenes e dessa lei que condenava ao ostracismo os tiranos, acho que foi assim uma lei forte que nos faltou na viragem da ditadura para a democracia, a liberdade foi muito bem aproveitada pelos actuais "tiranos", aliás sempre aproveitam bem a ingenuidade dos outros e esquecê-lo é pouco inteligente, demasiada bondade, porque a esperteza funciona de forma mais célere que a inteligência...se esta não toma medidas.

    Beijos e bem vindo guerreiro da democracia.

    Branca

    ResponderEliminar
  7. Olá Rogério

    Se Clistenes cá voltasse, iria certamente pensar que sua filha morreu :(

    Vou levar emprestado o Assassino da Economia lá para o Sustentabilidade é Acção, pode ser?

    Até breve :)

    ResponderEliminar
  8. Caro Rogério
    Por vezesas mudanças são necessárias desde que sejam para melhor. lol.
    O importante é o interior.
    Beijo e uma flor

    ResponderEliminar
  9. gosto mais desta foto, expoe mais a expressao, apesar de faltar o mais importante olhar

    Quanto a mudancas, se nao forem usadas para disfarcar a nao mudanca, sao sempre bem vindas

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  10. Gosto desta sua predisposição para a mudança, Rogério.

    Tive pena quando abandonou a passarola saramaguiana, mas lá me habituei ao Viriato.
    Acho que agora não me vai ser difícil embarcar com o Clistenes na saborosa missão de votar ao ostracismo todos os inimigoa da Democracia.
    Quanto à sua nova fotografia, aprovo inteiramente. Tanto mais que estou cá a pensar o quanto ficaria bem, na contra capa do seu livro, uma foto actualizada do autor.
    Ora, como o meu amigo está lindamente bem parecido, esta seria a ideal.
    O resto, nem outra coisa seria de esperar: Luta e Missão - sempre a caminhar na mesma direcção!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Quem diria que estamos tão em sintonia! Prazer em conhecer a nova face.

    bjs



    (eu ando condenada ao banal ostracismo de quem soma 35 mais trinta horas por semana...)

    ResponderEliminar
  12. Janita, a foto foi escolhida pela minha filha para a contracapa do meu livro. Tem um dedo que adivinha?

    ResponderEliminar
  13. Muito prazer! : )
    O visual pode alterar-se mas que as ideologias permaneçam.

    ResponderEliminar
  14. Intuição...meu querido amigo...intuição!

    -:))

    ResponderEliminar
  15. Rogériamigo

    Mudar de visual não é mudar de casaca. Ponto, prontos (sem s). O rumo que marcaste e que tens firmemente seguido não se vai alterar, o que me dá muita satisfação.

    Em terra de vira casacas é bom encontrar um gajo como tu, bué da fixe. E se gosto de ironizar, também gosto de seriar... Por isso, aqui estou e te agradeço o que me (nos) dás. Segue em frente, nem precisas de bússola, muito menos GPS.

    Abç

    ResponderEliminar
  16. Está muito bem. Na sua caminhada, cada personagem símbolo que escolhe tem revelado o lutador que o Rogério é.

    Sinceramente, Clistenes fica-lhe bem.

    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Caro Rogério
    Há-de me dizer onde é que fica essa fonte da juventude. Caramba eu com menos 10 anitos passava seguramente pelo seu irmão mais velho...
    Abraço

    Nota: pode ser por distracção mas ainda não vi o local e data do lançamento. Também não percebo qual o título final. Diga lá porque quero pô-lo no meu escaparate.

    ResponderEliminar
  18. Respondendo (parcialmente)à nota do Rodrigo:

    - Nome do Livro: "Almas que não foram fardadas", como consta na capa;
    - Data prevista para estar nas livrarias: uma qq na última semana deste mês;
    - Lançamento e apresentação: Estou a tratar de algumas surpresas, planeadas para a primeira quinzena de Dezembro

    ResponderEliminar
  19. Há um blogue de uma "Nhareiense", que "retornou" para o Brasil há 36 anos.

    Esse blog tem o nome de SABOR DE MABOQUE

    ResponderEliminar
  20. Caro retornado, um reencontro de memórias é (quase) sempre doloroso...

    ResponderEliminar
  21. Mudanças sempre são bem-vindas.
    Um bj

    ResponderEliminar
  22. Mudam-se os tempos, mudam-se ... os aspectos... Gosto mais desta identidade; além de que é mais apropriada aos ventos que sopram de leste...

    ResponderEliminar
  23. Ficou bem legal, bacana mesmo, tanto o taxto como a foto. É bom mudar, nesse caso para melhor. Abraços

    ResponderEliminar