09 maio, 2015

Há 70 anos, pouco mais de 2 meses depois de eu vir ao Mundo...

"A 2 de Maio de 1945 o exército da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas tomava o Reichstag. A bandeira vermelha com a foice e o martelo, hasteada por um soldado soviético, ondulava em Berlim. Passados alguns dias, a 8 de Maio de 1945, a Alemanha nazi assinava a sua rendição incondicional. A 9 de Maio o povo soviético comemorava em Moscovo a vitória na «Grande Guerra Patriótica», fazendo esse dia passar à História como o «Dia da Vitória». Tinha terminado a II Guerra Mundial no continente europeu, seguir-se-ia a derrota do Japão imperial no continente asiático."
Texto do Avante, citado pelo Bruno, que edita no seu "Da Peste à Centelha"
documentos históricos dignos de serem vistos
.  
Imagens "cedidas" pelo Herético

"Os soviéticos nunca reclamaram o exclusivo da paternidade da vitória de 1945. Mas foram eles quem mais sofreu com a invasão alemã e teve a capacidade para reverter o sentido da guerra a partir de uma resistência sangrenta e de batalhas como as de Stalinegrado e Kursk, perseguindo os alemães até ao seu próprio território.
Foi com tais resultados que a Inglaterra, os EUA e países aliados de ambos, se decidiram pela abertura da 2ª frente, na Europa e na Ásia no seu conjunto. Se isso não tivesse acontecido, ter-se-ia consumado uma das maiores vergonhas da guerra. Muitos dirigentes ocidentais alimentavam a idéia de deixar Hitler acabar com a Rússia que então eles acabariam com os nazis. Estes diferendos ficaram afastados com a vitória, mesmo que a futura guerra fria já estivesse a funcionar." - escreveu o "antreus"
 

5 comentários:

  1. […] É a guerra aquele monstro que se sustenta das fazendas, do sangue, das vidas, e quanto mais come e consome, tanto menos se farta. É a guerra aquela tempestade terrestre que leva os campos, as casas, as vilas, as cidades, os castelos, e talvez em um momento sorve os reinos e monarquias inteiras. É a guerra aquela calamidade composta de todas as calamidades, em que não há mal algum que ou não se padeça ou não se tema, nem bem que seja próprio e seguro: – o pai não tem seguro o filho; o rico não tem segura a fazenda; o pobre não tem seguro o seu suor; o nobre não tem segura a sua honra; o eclesiástico não tem segura a imunidade; o religioso não tem segura a sua cela; e até Deus, nos templos e nos sacrários, não está seguro. […]

    Pe António Vieira

    ResponderEliminar
  2. "É mais fácil mobilizar os homens para a guerra que para a paz. Ao longo da história, a Humanidade sempre foi levada a considerar a guerra como o meio mais eficaz de resolução de conflitos, e sempre os que governaram se serviram dos breves intervalos de paz para a preparação das guerras futuras. Mas foi sempre em nome da paz que todas as guerras foram declaradas."

    José Saramago

    Diário de Notícias (2009)

    Convém mantermos a memória bem desperta!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. E o fantasma da guerra por aí anda...

    E a extrema-direita mostra as garras, até na AR : CDS/PSD abstiveram-se na congratulação +ela derrota de Hitler!!!!

    Bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Esperemos que não se volte a repetir semelhante horror.

    ResponderEliminar
  5. sempre achei a 1ª foto um espanto, uma genialidade pela expressão e pelo movimento estático...

    ResponderEliminar