20 abril, 2016

CGTP perdeu quase 64 mil sindicalizados nos últimos quatro anos, coisas que até as crianças compreendem...

Segundo a conta, entre 2009 e 2013, cerca de 170 mil empresas fecharam a porta!!!
O professor disse que aquela aula ia ser diferente. Chamou a Raquel e estendeu-lhe o jornal pedindo que ela lesse a noticia indicada. A Raquel, avançou lendo. Primeiro com voz trémula depois com ela um pouco mais escorreita: "A maior central sindical portuguesa tem agora 550.500 filiados, distribuídos por 99 sindicatos, o número mais baixo das últimas décadas." Findo o subtítulo, a Raquel mostrou-se atrapalhada e confessou não ter percebido nada. O Martins, com a assertividade irrequieta de sempre, não se conteve: "stor, o que é um sindicato?" 
O professor, enfrentou o risco de sair fora do programa e lá foi explicando, exemplificando, consultando dados e chamando-os ao quadro, para aritméticas simples.
As conclusões pareceram naturais: "Sem empresas, não há sindicalizados!" e "A CGTP, apesar de tudo, resiste! 102 mil adesões... é fixe!"


8 comentários:

  1. ... há demasiada "mobilidade" empresarial, demasiados saltos no improvável.

    As pessoas, em desespero de causa, abrem pequenas e micro-empresas como quem abre latas de sardinhas e vêem-se, quase invariavelmente, obrigadas a encerrá-las logo a seguir...

    Sei que foi de salto improvável em salto improvável que a vida surgiu, se firmou e evoluiu, mas a tendência não pode manter-se para uma humanidade já constituída e economicamente inter-dependente porque a nossa espécie não é tão flexível/resiliente quanto o são as espécies microscópicas. (desculpa-me a subjectividade e o consequente aparente "desvio" deste apontamento, Rogério...)

    Que viva a CGTP, com a sua história e a sua longa prática de luta!


    Maria João

    ResponderEliminar
  2. Todos os dias ouvíamos falar em empresas que ou fechavam as portas ou reduziam empregados.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade!

      E, apesar disso, apesar de 500 mil emigrarem; 252 mil realizarem trabalho parcial; 600 mil assinarem “falsos” recibos verdes, apesar de tudo isso a INTER cresce 102 mil!!!

      Eliminar
  3. Muita gente tem receio de se sindicalizar, infelizmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a UE aperta, aperta, aperta. Quer ainda mais flexibilidade laboral e leis que a permitam...
      "A CGTP, apesar de tudo, resiste!
      102 mil adesões?
      é fixe!"

      Eliminar
  4. isto anda tudo ligado...

    abraço, caro Rogério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem queira separar a bota da perdigota e queira "vender" a ideia de que a causa se deve à descrença na luta sindical pelos direitos!

      Eliminar