16 abril, 2022

EUNICE, NO DIA EM QUE TROCÁMOS SORRISOS

 

Ao saber da sua partida, recordei aquele momento e vem-me à memória os sorrisos trocados. Nem importa a razão da cerimónia. Recordo, a propósito do poema de Herbert Hélder então dito, a passagem:

O actor que subtrai Deus de Deus, e
dá velocidade aos lugares aéreos.
Porque o actor é uma astronave que atravessa
a distância de Deus.
Eunice passou toda a sua vida atravessando tal distância e deixa-me a doce recordação de uma vida plena.


11 comentários:

  1. Curvo-me perante a memória de uma das maiores actrizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e que, pelo seu desempenho e exemplo, fez tanta gente crescer...

      Eliminar
  2. Subscrevo totalmente!
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Luz e Paz para uma atriz que muito admirei.
    Rogério, o Vídeo vê-se se carregar no ver no YouTube.
    Abraço, saúde e uma Páscoa de Amor e Paz para si e toda a humanidade.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  4. Também eu me curvo perante o génio de Eunice!

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Génio, que não dispensava trabalho, trabalho

      Abraço Pascal

      Eliminar
    2. Nunca diria tal! Não há génio que não trabalhe perdidamente!

      Eliminar
  5. Eunice Muñoz foi-me apresentada uma vez em Luanda, em outubro de 1973, quando eu estava lá a frequentar as consultas externas no serviço de psiquiatria do Hospital Militar. Foi só uma apresentação formal: «Muito prazer», «O prazer é todo meu», enfim, estas coisas.

    Ela era então a estrela da companhia do Teatro Experimental de Cascais, que estava em Luanda a apresentar uma série de espetáculos. Só me lembro de que uma das peças exibidas era "A Casa de Bernarda Alba", de García Lorca, que Eunice Muñoz interpretou de forma sublime.

    Embora fosse a vedeta da companhia, Eunice Muñoz era de uma enorme simplicidade, sem vedetismos de qualquer espécie. Como são simples as pessoas verdadeiramente talentosas! Quase pedem desculpa por serem assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois no meu caso, além dos sorrisos trocados, falámos um pouco sobre o homenageado - o actor José de Castro - um génio de elevado desempenho que tendo falecido muito jovem, tem em Paço de Arcos um memorial.

      Há 4 anos que participo na romagem e lá a fui encontrando, ano a ano.

      Não mais iremos trocar sorrisos...

      Eliminar