19 abril, 2022

HOJE, À MINHA JANELA, SENTI-ME ECONOMISTA! BOA?


Olho pela minha janela e mais uma vez o pensamento se solta. Solta-se, voa e na primeira coisa em que poisa é na notícia de o sector do turismo ter recebido um apoio de 150 milhões. Olho aquele "hotel navegante" trazendo carga pagante. Não duvido de que, "em menos de um fósforo" o turismo voltará a ser aquilo que vinha sendo.

Dessa constatação voa agora o meu pensamento para uma reflexão sobre outros sectores e vou lamentando o que percebo ser uma estrutura económica muito dependente de outros países, não só quanto à satisfação das necessidades básicas e alimentares, como também de suporte às estratégias de desenvolvimento do país, como sejam, por exemplo o sector da construção e reparação naval, o sector das pescas, o sector da metalomecânica pesada com particular efeito na dependência da construção de material rolante e ferrovia.

Cabe lembrar palavras recentes do Ministro do Mar e da Economia ao referir ser preciso uma estratégia de médio e longo prazo para garantir o crescimento do país e ser preciso avançar com uma "transformação fundamental" do tecido produtivo do país para sair da actual crise.

A referência expressa de ser preciso pôr de lado o modelo de baixos salários não deixará de granjear o apoio de todas as forças progressistas bem como da classe trabalhadora.

13 comentários:

  1. Gostei da última frase. Também ouvi isso mas, já não confio que haja acções que alterem a situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão para a tua falta de confiança... ficou por cumprir o terceiro "D"

      Eliminar
  2. O mundo está em crise, afundou com a pandemia e se alastrou com o Putin!
    Aqui estamos com uma inflação bem alta, e ainda em ano de eleições, que vão gastar horrores...
    Em suma, bastante coisa para o próximo governante se distrair.
    A vista da tua janela é linda!!
    Uma boa semana,
    beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Países irmãos até na tristeza. Mesmo antes da crise que está abalando o mundo, já havia razões para lamentos nossos... Perdemos quase toda a indústria que suportava o desenvolvimento... Se queremos desenvolver a via férrea, perdemos toda a indústria necessária! Se queremos desenvolver a economia do mar, perdemos toda a frota mercante e pesqueira, perdemos os estaleiros de construção e reparação naval...

      Um trabalhador português ganha um terço do que ganha o mesmo ofício na Irlanda...

      A minha vista da janela... é bela!

      Bjinho

      Eliminar
  3. Eu oiço-os. Às vezes gosto a maioria não. Mas raramente acredito. Sou como o São Tomé.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  4. Eles falam, eles falam e não fazem nada. Agora todo o mundo quer aumentos e baixas de impostos mas ainda não vi, nem ouvi combater a corrupção com uma justiça mais célere a todos os níveis, num país tão pequeno cujo dinheiro de todos nós escoa cano abaixo. A invenção dos megas processos em detrimento dos pequenos demoram anos e anos.
    A imagem que vês é lindíssima.
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tinha referido a Justiça... mas, também já me senti causídico e até brinquei com isso.
      Ora espreita
      https://conversavinagrada.blogspot.com/2021/12/hoje-sinto-me-causidico.html

      Bjito

      Eliminar
  5. A nossa economia/indústria primária foi por água abaixo. Somos agora um pequeno país de prestadores "de serviços"...

    A ver vamos, quanto ao "colapso" do modelo de baixos salários...

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vem acontecendo colapso
      a quem tem salário baixo

      Abraço

      Eliminar
    2. A esse já o conheço eu muito bem: está mais colapsado a cada dia que passa.

      Eliminar
  6. Se eu tivesse uma janela dessas não faria mesmo nada!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece-me exactamente o contrário...
      ali, me sinto inspirado

      Abraço

      Eliminar