10 abril, 2022

HOMILIAS DOMINICAIS (Citando Saramago) - 125 | As vozes corajosas|

ler tudo, no Jornal Público
 

Estivesse Saramago entre nós e certamente o ouviríamos antecipando-se a outras vozes corajosas ou juntando-se-lhes, não como um eco mas como um reforço levando longe os factos ou elementos de juízo para um claro entendimento da guerra

Saramago, juntaria as suas palavras a estas outras que por aí não se calam e, sobre os crimes de guerra, não deixaria de formular juízos próximos deste, assim:

“Vladimir Putin terá de ser julgado por crimes de guerra, é inequívoco. Mas se quisermos fazer uma análise independente, realmente independente, então teremos de dizer que também George W. Bush terá de ser julgado por crimes de guerra, Tony Blair, etc, por causa da guerra no Iraque… e até em Portugal haverá quem possa ser julgado, por colaboração com os EUA.”

Anabela Alves, especialista em Direito Internacional, foi a primeira advogada a participar em julgamentos de crime de guerra no TPI, em entrevista ao Jornal de Notícias.

HOMILIA DE HOJE

Mobilizemo-nos todos para a luta pela paz.
(...)
Não é com forças de transcendência que temos de confrontar-nos, mas sim, e apenas, com outros homens. Trata-se, então, de tornar mais forte a vontade de paz que a vontade de guerra. Trata-se de entrar em mobilização geral para a luta pela paz: é a vida da Humanidade que estaremos defendendo, esta de hoje, e a de amanhã, que talvez se perca se não começarmos a defendê-la agora mesmo. A Humanidade não é uma abstracção retórica, é carne sofredora e espírito ansioso, e é também uma esperança inesgotável.

A paz é possível. Mobilizemo-nos para ela.

14 comentários:

  1. Fala-se menos na paz e mais em continuar a guerra ainda que com a designação "defesa". Tudo ficará pior do que estava e com milhares de mortos dos dois lados. Para quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há várias respostas a esse "Para quê". Ocorrem-me duas:
      para enlouquecer o mundo; para incrementar o negócio do armamento.

      Eliminar
  2. A Paz é possível, sim. Mas está a tardar muito. Dizem que fazem a guerra em nome da paz. Como entender esta linguagem? E como fica o mundo depois desta guerra e de outras guerras e de tantos conflitos por todo o lado. Quem sairá inocente depois disto? Saramago sempre nos deixa a pensar...
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Paz tarda e dos dois lados
      tudo se faz para a fazer tardar...
      Quanto a Saramago
      deste a razão por que não o largo

      Beijo

      Eliminar
  3. Ninguém é inocente, nem mesmo eu, que quero que esta guerra acabe por motivos egoístas: temo uma guerra nuclear ☢️ e o primeiro míssel atinge BERLIM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se assim for
      despedimo-nos uns dos outros
      porque de nós
      nada restará

      Berlim é já aqui

      Eliminar
  4. Rogério, tenho andado meia catatónica (doente), mas diz à Teresa que os seus motivos não são assim tão egoístas. Falamos da bomba de hidrogénio, não da certeira bala de um "sniper"... Essas "bombinhas" não costumam acertar no quintal de ninguém em particular, levam consigo cidades ou países inteiros...

    Abraço para ambos que, hoje, não sei se ainda consigo visitar os blogs do costume...

    ResponderEliminar
  5. Nossa!! No século XXI não se concebe uma invasão dessas, não se concebe mais guerra alguma! Será o fim de tudo. Tantas mortes, um país no chão, milhões de refugiados a recomeçar como? Crianças mortas, idosos que mal caminham... pra quê? A vida é curta, caramba! Quem pagará por esses milhares de mortes de gente inocente? E cada dia está piorando! Política, política...
    Mas o mundo está cheio de mentes doentes. Não há o que justifique.
    Aguardemos, com náuseas - sem dúvida.
    beijo, Rogério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junto-me a ti, 1000% pela paz!
      É o que o mundo mais deseja.
      bj

      Eliminar
    2. Que bom!
      É que há tanta gente, mesmo horrorizada, que aceita a guerra...

      Bjinho

      Eliminar
  6. Se formos fazer repescagem teremos uma longa lista mas era bom que os vizinhos se entendessem!

    Abraço

    ResponderEliminar