30 abril, 2022

30/4/1975 - O DIA EM QUE TERMINOU A GUERRA DO VIETNAME

No dia 30 de Abril de 1975, a rendição de Saigão (actual Ho Chi Minh) pôs fim à Guerra do Vietname que durou quase duas décadas e se saldou, como se sabe, por uma estrondosa derrota dos norte-americanos. 

Sendo quase impossível perceber como é que os americanos alguma vez acreditaram que podiam ganhar aquela guerra, apesar dos dois milhões de mortos que ficaram para trás, é mesmo impossível que alguém acredite que hoje possa haver quem ganhe uma guerra!

(copiado de quem teve tal lembrança)

8 comentários:

  1. É sempre a mesma coisa. As guerras só servem para matar e aumentar a produção de armamento. O pior é para quem sofre e morre inocentemente...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso! Mas neste caso, além de quem sofre e morre inocentemente há registar uma agressão desmedida quem sempre se bateu pela paz.
      Ah, como isso dói!
      Beijo

      Eliminar
  2. Concordo: é (quase) impossível que, nos tempos que correm, alguém ganhe uma guerra e, no entanto, é cada vez mais impossível esconder que há quem ganhe muitíssimo COM a guerra.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é verdade que cada vez mais impossível esconder que há quem ganhe muitíssimo com a guerra, não menos verdade é que cada vez mais se esconde quem luta e sempre lutou pela paz!

      Este mundo virou inferno!

      Abraço!

      Eliminar
  3. Triste lembrança, Rogério. Todos perdemos com as guerras, sejam de qual tamanho for e de qual País se saiu melhor _ não há ganho numa guerra , só há famílias sem seus queridos.
    Um grande abraço, desejando que sua semana seja produtiva.
    _ saudade de vir aqui ver o que fazes.
    Boa semana , pois !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas são as lembranças, ainda que tristes, que nos deviam habilitar a evitar nova Hiroxima...
      (espreita-me sempre, tua presença é um incentivo!)

      Abraço grande

      Eliminar
  4. No tempo do Marquês de Pombal, Portugal e Espanha estavam de candeias às avessas. Uma das causas era a disputa entre os dois países por territórios que agora estão no Brasil (Rio Grande do Sul) e no Uruguai (Colónia de Sacramento). Conta-se que um dia o Marquês de Pombal recebeu o embaixador espanhol, que lhe entregou uma mensagem que continha uma ameaça de uma invasão de Portugal por parte da Espanha. O Sebastião José ter-lhe-á respondido qualquer coisa como: «Pois que venham, que nós cá estaremos para os receber. Recordo-lhe, no entanto, que nós estamos na nossa própria casa». Foi então que Pombal proferiu a frase que ficou para a história: «Pode tanto um homem na sua própria casa, que mesmo depois de morto são precisos quatro para o tirarem de lá». E a invasão não se deu. Quanto aos territórios na América do Sul, o diferendo resolveu-se através de uma troca. A Colónia de Sacramento, que era portuguesa, passou para as mãos da Espanha e o Rio Grande do Sul, que era espanhol, passou para as mãos de Portugal, que o incorporou no Brasil.

    Para ganharem a guerra do Vietname, os americanos teriam que comprometer, não quatro, mas quatro vezes quatro soldados por cada combatente vietnamita. Ainda recentemente, a instituição militar mais poderosa do mundo, que é a NATO, fugiu vergonhosamente com a cauda entre as pernas, diante de uns talibãs maltrapilhos no Afeganistão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente apontamento... mas a fuga referida não traz como consequência qualquer lição aprendida... e a história se repete com laivos de farsa.

      Eliminar