13 abril, 2022

PORQUE O 25 DE ABRIL ESTÁ AÍ À PORTA - II

6 comentários:

  1. Um vídeo muitíssimo informativo.
    Eu nasci em casa, mas o melhor amigo do meu pai (médico) assistiu.

    ResponderEliminar
  2. Nunca conheci a realidade da metrópole como chamávamos a Portugal. Eu e os meus irmãos nascemos em casa. A nível escolar era a mesma coisa de cá, os castigos, as palmatórias e as batas, ai as batas adaptadas ao frio de cá e nada agradável ao imenso calor de Angola. Salazar "mão de ferro" impunha regras e tudo o que se sabe desse tipo e dos pidescos, mas o certo é que tínhamos mais liberdade. Milhares de brancos, pretos e mestiços erámos contra a ida de tantos jovens soldados "carne para canhão de uma guerra" que defendiam o que Salazar queria: as riquezas de Angola.
    Não soube logo do 25 de Abril só soube dois dias depois e através de uma rádio clandestina.
    Foi uma descolonização mal feita e fico por aqui porque não quero abrir a gaveta das memórias más.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Eu também me lembro. E muito bem.

    Abraço com a força de Abril!

    ResponderEliminar
  4. Era assim, pura reprodução social!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Era assim o nosso país, recordo-me bem da escola separada entre meninos e meninas e a competição entre as professoras dos rapazes e das raparigas.
    Anualmente havia uma aula mista onde vinham assistir os Srs.directores escolares.
    Um abraço Abril sempre

    ResponderEliminar