20 abril, 2022

MAIS VALE SÓ QUE MAL ACOMPANHADO (e não sou só eu que o digo)

Era para avançar com um texto meu. Recuo nesse intento. Há quem diga, melhor que eu, o que neste contexto deve ser dito. E cito:

«O PCP não participará numa sessão na Assembleia da República concebida para dar palco à instigação da escalada da guerra contrária à construção do caminho para a paz, com a participação de alguém, como Volodymyr Zelensky, que personifica um poder xenófobo e belicista rodeado e sustentado de forças de cariz fascista e neonazi, incluindo de carácter paramilitar, de que o chamado Batalhão Azov é exemplo.»
in "Entre as Brumas da Memória"

«Mais de 30 convidados ouvem Zelensky - Sessão solene na quinta-feira em que o Presidente ucraniano falará perante as mais altas figuras do Estado, foi aprovada pela maioria das bancadas, tendo apenas a oposição do PCP.»
in "As Palavras São Armas"

«Esta guerra está a ter efeitos alucinogénios: mesmo aquilo que está à vista de todos é negado por idiota conveniência ideológica. A Ucrânia, em 2014, era considerada um alfobre de neonazis pela insuspeita BBC que mandava jornalistas investigar e que publicava vídeos como aquele que deixo abaixo. Tal facto é hoje vergonhosamente ignorado e o discurso dominante coloca Zelensky no altar da democracia. E já agora, não me venham dizer que o vídeo é falso ou que foi o PCP que o inventou.»
in "Estátua de Sal"

18 comentários:

  1. A única tomada de posição esclarecida, honesta e corajosa.

    ResponderEliminar
  2. Tenho lido que a postura do PCP quanto à situação da Rússia-Ucrânia é deplorável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito me admiraria se tivesse ouvido elogio!
      (viu o vídeo?)

      Eliminar
    2. Eu nem sou comunista nem amiga de Putin, mas a pressão que o governo ucraniano está a fazer ao governo alemão é DEPLORÁVEL.

      Eliminar
    3. Vi.
      O PCP raramente recebe elogios?

      Eliminar
    4. Catarina,
      na imprensa, nos comentadores, nos analistas de serviço, em todos aqueles que concorrem para a formação de uma opinião pública, se uns dizem "mata", outros dizem "esfola"... quem dá elogios ao PCP está sem voz que se faça ouvir

      Eliminar
  3. Não só vi o vídeo como há muito que venho acompanhando este "redespontar" do nazismo na Ucrânia.

    A tomada de posição do Partido Comunista Português é, como diz o Senhor das Nuvens, a única "esclarecida, honesta e corajosa". E, acrescento, a única que efectivamente defende a Paz entre os povos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contudo, o que por aí anda põe o Partido na berlinda... e a Paz fica para trás...

      Ah, se esse vídeo fosse mostrado hoje na Assembleia... Ah, se esse vídeo, que a BBC fez passar voltasse a ser mostrado e comentado...

      Abraço

      Eliminar
    2. A Paz vai continuar a ficar para trás. A velha Europa - ingénua ou ardilosa? - não parará de alimentar a guerra...

      Eliminar
  4. Religião. Política. Resquícios da Guerra Fria. A tensão entre Rússia e Ucrânia tem a ver com isso — mas também há uma explicação muito mais simples. O gás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gás e não só... a indústria de guerra made in USA, também conta!

      Eliminar
    2. O governo de Joe Biden sempre quis impor o gás americano ao governo alemão.

      Eliminar
  5. Já nem sei o que dizer.
    Assuntos mal resolvidos entre vizinhos dão nisto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Nunca gostei de unanimismo, e quando vejo e ouço nos nossos media e comentadores a exigir um pensamento único. Eu estou de fora e contra.
    Abraço

    ResponderEliminar