06 abril, 2022

NINGUÉM DUVIDA DO MASSACRE DE BUCHA?

«Quem, logo no início da invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro, tomou partido ativo por um dos lados em conflito escrevendo, falando, adjetivando nos jornais, rádios e TV ou, em alternativa, batalhando nas redes sociais em comentários e publicações inflamadas, apaixonadas, bélicas confronta-se, 42 dias depois do começo da guerra, de forma contraditória, com a acumulação insuportável do horror das imagens dos cadáveres.

Mesmo filtradas, censuradas, selecionadas, editadas ou manipuladas, por razões tão diferenciadas que tanto podem ir do bom senso humanitário, como chegar ao exercício perverso de propaganda política, o que já vimos de sanguinário nesta guerra é suficiente para ser inequívoco: a crueldade está a ganhar demasiadas batalhas.

Esta náusea, este choque com a realidade da guerra, confronta o íntimo de cada um daqueles partidários de causa alheia com esta pergunta: "se o meu lado neste conflito acumula crimes e abusos, se se revela um facínora, eu, que o apoio, sou também um facínora?"»

Pedro Tadeu, ler tudo, hoje no DN

 

11 comentários:

  1. Caro Rogério
    Aqui nos trazes, mais um excelente artigo, de um extraordinário jornalista.
    Pena que poucos saibam colocar-se no lado certo da história.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o lado certo da minha (nossa) história tem sido sempre:
      Paz sim!
      Guerra não!

      Abraço

      Eliminar
  2. Um excelente artigo que, no entanto, não aponta uma terceira alternativa; os que efectivamente estão do lado da Paz entre os povos. Ou, melhor pensando, é exactamente isso que aponta...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O apontar de alternativas passa sempre por entendimentos, que tardam

      Abraço

      Eliminar
  3. Já minha avó dizia que em tempos de guerra há mentiras como terra. Todos os que estiveram no Ultramar sabem que de um lado e de outro se cometeram grandes atrocidades.
    Por isso eu acredito que tanto russos como ucranianos terão cometido crimes,
    mas uma coisa eu não esqueço. Não foram os ucranianos que invadiram a Rússia.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tua avô tinha toda a sabedoria que agora a tantos falta. Quanto à Guerra Colonial, estive lá e sei do que falas... Quanto à invasão russa, duas perguntas:
      > Quando e como começou o conflito?
      > Desde a data de inicio até 24 de Fevereiro (começo da invasão) quantos milhares de ucranianos foram mortos sem que houvesse qualquer imagem ou notícia?

      Saúde e abraço

      Eliminar
  4. Respostas
    1. E quem não vai, leva também...

      Segundo o meu Partido: "O custo de vida aumenta, o Povo não aguenta!"

      Segundo a imprensa: 20% das panificações correm (já) o risco de encerrar!

      Segundo a minha-mai-velha, que me pediu a minha fritadeira Tefal: o preço do óleo "está pela hora da morte!"

      Abraço

      Eliminar
    2. E quem não vai á guerra e apanha com o Volodymyr Zelensky, quando abre a TV alemã?!

      Não abro a TV há mais de duas semanas.

      Aqui já não temos óleo nem farinha e quase a entrar no conflito contra a nossa vontade, mas somos uma colónia americana. Os Yankees fazem chantagem com o governo alemão.

      Eliminar