01 junho, 2022

LANÇAMENTO DO MEU LIVRINHO... FOI LINDO!

Foi hoje, Dia Mundial da Criança, lançado o meu livrinho de contos  «Contos Para Serem Contados», que contou com o apoio da Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras, da Desenhando Sonhos – Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra e da União das Freguesias Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias.

O simpático livrinho teve essa primeira apresentação na Escola Básica Gomes Freire de Andrade perante uma plateia interessada e participativa de cerca de cem alunos desta Escola, com idades entre os oito e os nove anos, para além do respectivo Corpo Docente...

O Prof. Miguel Penteado, coordenador da Escola, abriu a sessão, saudou os presentes e apresentou-me à criançada com palavras simpáticas, que de pronto agradeci...


Antes de colocar o micro no suporte, com ele em mão trémula, chamei a atenção para a emoção de estar ali, experiência única na minha vida... e só então comecei a falar sobre o livrinho e dando a conhecer a mensagem da Silvia Mota Lopes, a ilustradora que tanto valorizou a obra. Antes de dar a palavra a quem se aprontava para contar um conto, dei conta do compromisso de ir a Amares e a Braga...


 Jorge de Castro, da Associação Espaço e Memória e já companheiro de outras andanças, já me tinha dito que iria contar o conto "O Caracol Mole e o Escaravelho Seu Conselheiro" pela sua oralidade (aquela a que se referiu a querida amiga Lídia Borges, a madrinha do meu livrinho) e foi esse o conto que contou. Depois de contar, deixou a sugestão à criançada "quando chegarem a casa, peçam ao vosso avô que vos conte uma história e, de seguida, escrevam-na"...  


Chegou então a vez de chamar a intervir a Profª Manuela Esteves que deu conta que um bonito conto, para além de saber bem ouvir, também poder ser encenado e lembrou o que se passou, em 2019, quando organizou e ensaiou o "Caracol Mole" e a surpresa que me fizeram lá no Centro Qualifica... A mãe do Gonçalo (a criança que tinha desempenhado tal papel) e que também estava ali presente, tinha na cara um sorriso, talvez de orgulho, pelo desempenho do miúdo...


A encerrar ouvimos todos Drª Madalena Castro (a Presidente da Junta de Freguesia) que deixou além de um elogio, o desafio: "Rogério, para o ano, o "Dia Mundial da Criança" deverá ser celebrado nesta escola com uma peça de teatro da sua autoria".
No final, foi entregue um exemplar a cada aluno presente. Bem merecido, na verdade, pelo excelente comportamento registado, onde não faltaram perguntas ou pedidos de esclarecimento aos «mais antigos», nos diversos momentos desta iniciativa.

Foi lindo!

19 comentários:

  1. E cá estou eu, sorrindo ao imaginar a tua alegria :)

    Parabéns, Rogério!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi tão giro... às tantas pergunta uma garota "o que é criatividade?" um miúdo ao lado, levanta o dedito e diz "eu sei!". Instado a responder, depois de hesitar, afirma convicto: "É imaginação!"

      Foi gratificante!

      Eliminar
    2. Deve ter sido mesmo muito, muito gratificante! :)

      Eliminar
  2. Feliz por saber que tudo correu bem. Um abraço.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correu muito bem... mas deu trabalho!
      Imaginas o que é escrever mais de 100 dedicatórias?

      Abraço

      Eliminar
  3. Um acontecimento fenomenal e um passo a caminho de melhorar o mundo 🌎
    Parabéns da amiga de sempre Teresa Palmira Hoffbauer 💙

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha Rogério. Uma iniciativa notável, um marco para a vida dessas crianças e de todas as que vão ler o livro. Parabéns.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durou tudo cerca de 1h
      nem esperava
      tanta atenção concentrada

      Abraço

      Eliminar
  5. parabens. fico muito feliz.
    grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu caro... hoje senti-me avô rodeado de netos...
      Abraço agradecido

      Eliminar
  6. Muito parabéns caro Rogério.
    Um abraço.
    PS: Estou a ler o teu livro "Almas que não foram fardadas" e nele encontro pontos que me parecem familiares, talvez porque tenho um familiar que esteve por essas paragens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje, que tanto se fala de guerra
      eu que andei nela
      consegui memórias de paz...

      Abraço agradecido

      Eliminar
  7. Que momento lindo, rodeado de crianças, livro de belos e criativos contos...e tudo em plena guerra e pandemia! Olha o contraste!
    Mas essas crianças jamais esquecerão uma tarde de paz, de histórias, de sonhos.
    Parabéns, Rogério, lindo feito.
    bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi tarde o teu comentário... obrigado... foi mesmo memorável...
      Bjinho

      Eliminar
  8. Sinto-me honrado pelo teu convite que nos proporcionou a possibilidade de viver a vida de outra maneira... e bem melhor do que algum «desviver» que tanto nos assola. A arte maior da transmissão do testemunho e, ainda para mais, para uma plateia atenta, calma e participativa. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora vi o teu comentário. Agradecido pela alma que deste ao conto
      Abraço

      Eliminar