05 junho, 2022

SOBRE O QUE CUSTA AO ESTADO UM LICENCIADO... LEMBRAM-SE?

Lembram-se? Falava então de enfermeiros... meu cunhado (que reside em Inglaterra) leu, no FaceBook, e deixou lá este testemunho:

«Cada vez que vou aos hospitais de Southampton encontro um enfermeiro(a) português em cada esquina. Em conversa dizem me que se fizerem 3 noites recebem o mesmo que o ordenado de um mês em Portugal. Não admira que emigrem.
A carreira de enfermagem é composta por vários níveis. Do nível 5, onde começam os nossos enfermeiros, até ao nível 8c.
No nível inicial o ordenado são €2.646.00/mês e o nível 8c são €8.069.00/mês. Não admira que emigrem.
 
Quanto custa um enfermeiro (ou qualquer outro curso superior) ao Estado? Absolutamente NADA.
O Estado financia, através de empréstimo, qualquer estudante do ensino superior. O empréstimo é entregue directamente à instituição universitária. O aluno quando termina o curso e entra no mercado de trabalho paga em prestações mensais o dinheiro do empréstimo até ao último tostão. O dinheiro do Estado (povo) não se perde é investido e recuperado mais tarde.»

 

10 comentários:

  1. Lembro-me perfeitamente de quanto custa ao Estado Português um licenciado em Enfermagem, mas não fazia ideia de que em Inglaterra estivesse em prática um sistema como o que aqui nos descreves.
    Como a economia política não é de todo um dos meus pontos fortes e os seus desígnios me parecem, por vezes, insondáveis, pergunto-te muito humildemente: Por que razões não é esse mesmo sistema aplicado/aplicável à formação dos nossos estudantes do ensino superior, se já demonstrou ser um sistema que resulta favoravelmente tanto para o Estado quanto para os formandos?

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Só sei que o país está a ficar cheio de pais sem filhos e de avós sem netos!
    Acho que o dinheiro não pode comandar a vida mas também acho que cada um tem a sua liberdade de escolha!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira6 de junho de 2022 às 11:13

      Sim, somos um país de velhos...

      Quanto às razões do envelhecimento, tantos pais sem filhos, isso também se deve aos magros salários...

      Quanto à liberdade de escolha, não é justo que tal liberdade sejamos nós a paga-la

      (lê o meu comentário, em baixo)

      Abraço

      Eliminar
  3. Rogério V. Pereira6 de junho de 2022 às 11:03

    Não me parece que o sistema inglês, sendo melhor que o nosso, seja o modelo desejável. Julgo que seria mais equilibrado o Estado pagar, como agora faz. O que seria de alterar? Quando o profissional quisesse sair, à passagem da carta por parte da Ordem dos Enfermeiros ficaria imediatamente com o compromisso da reposição, embora com prazo razoável...

    Julgo que a situação mas gritante é, não só a progressão da carreira (congelada desde 2015), como a pobreza da tabela salarial... A tabela salarial da carreira especial de enfermagem 2020 contempla 29 níveis remuneratórios, no conjunto das três categorias.

    Dos 33.631 profissionais na primeira categoria, 21.428 estão na posição remuneratória mais baixa, ou seja, 64% destes enfermeiros auferem 1.205,08 euros ilíquidos de vencimento base, o valor salarial mais baixo na carreira de enfermagem do SNS.

    A percentagem de enfermeiros que aufere mais de 1900 euros brutos corresponde a apenas 4% dos profissionais na primeira categoria da carreira. Além disso, apenas 0,04% dos enfermeiros nesta categoria estão na posição remuneratória mais alta (2909,42), são aproximadamente 14 enfermeiros, num universo de 33.631.

    Topas?

    ResponderEliminar
  4. Topo sim senhor, e agradeço muitíssimo que me tenhas elucidado.

    Outro abraço!

    ResponderEliminar