06 outubro, 2023

A HISTÓRIA NÃO SE REPETE, MAS INSPIRA (PORQUE NÃO O REGRESSO AO PROJECTO SAAL?)

Primeiro é preciso ter presente o que foi o SAAL e depois relembrar a canção, aquela que ainda hoje trago no coração! Lembram-se?

4 comentários:

  1. Diz-me tu, já que eu aqui enfiada no meu buraquito tenho um raio de visão limitado, porque não regressamos ao projecto SAAL? É que segundo me contaram, tanto o centro de Lisboa quanto as periferias das periferias, se estão a encher de pessoas que se vêem forçadas a morar em tendas de campismo, ou no interior dos seus próprios veículos automóveis. E será mesmo por falta de habitações ou, como eu entendo que seja, porque as rendas das ditas habitações subiram muito acima do salário mínimo?

    Um forte abraço, meu amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O projecto SAAL deu origem a muitos Bairros de Autoconstrução (em Porto Salvo há um) e o problema, então, já era como é hoje, as rendas eram inacessíveis...
      E porque as rendas são caras e inacessíveis?
      Porque as leis da oferta e da procura dizem que, quando a procura é muita e a oferta é pouca, encarece o preço do produto... né?

      Abraço de construtor reformado

      Eliminar
    2. Claro que é, meu querido amigo. Obviamente é mesmo isso que acontece, mas... não é isso que deveria acontecer! Alguma coisa está a funcionar muito mal neste país... Ou dir-me-ás que as leis da oferta e da procura podem servir de tecto aos que o não têm?
      E enquanto algumas famílias vão sendo "despejadas" para darem lugar a várias pessoas que se vêem obrigadas a dividir um quartinho arrendado por um preço exorbitante, vão-se concebendo projectos habitacionais de luxo a que só a grande burguesia poderá ter acesso. E viva o capitalismo?!?

      Eliminar