HALLOWEEN? PÃO POR DEUS? DIA DE TODOS OS SANTOS? EM QUE É QUE FICAMOS?
Esta foto trago-a no coração
Minha Alma Celta não liga à data que (dizem) lhe está na história, Meu Sangue Mouro alia-se ao Meu Coração Luso e celebram memórias de infância (Pão por Deus) que uma data importada veio destruir, em Dia de Todos os Santos.
O pão por Deus, é uma tradição portuguesa, que reza a história, nasceu em 1756. https://opusdei.org/pt-pt/article/uma-tradicao-muito-portuguesa-o-pao-por-deus-no-dia-de-todos-os-santos/ É celebrada no dia de todos os Santos e quando eu era menina sempre ansiava por esse dia, mas porque nos davam frutas e bolos que de outro modo nunca comíamos já que os meus pais eram muito pobres. O Halloween é uma tradição estrangeira, importada há "meia dúzia" de anos e festeja-se a 31 de Outubro. Já que se realizam em dias diferentes podiam perfeitamente conviver sem problemas se não se desse o caso de que o Halloween, gera receita, pois obriga à compra de trajes e máscaras, para crianças e adultos bem como a grandes festas temáticas em hotéis mais ou menos chiques, enquanto o Pão por Deus não movimenta a economia. Daí que ele já quase só se cumpra nas aldeias do interior. Penso que hoje em dia, é difícil festejar qualquer data se ela não for comercial. Abraço e saúde.
Eu "apenas" presto por duas razões: Primeira, é a memória da doação e da partilha Segunda, é a constatação do facto de o capital ter rebentado com a tradição popular
O pão por Deus, é uma tradição portuguesa, que reza a história, nasceu em 1756.
ResponderEliminarhttps://opusdei.org/pt-pt/article/uma-tradicao-muito-portuguesa-o-pao-por-deus-no-dia-de-todos-os-santos/
É celebrada no dia de todos os Santos e quando eu era menina sempre ansiava por esse dia, mas porque nos davam frutas e bolos que de outro modo nunca comíamos já que os meus pais eram muito pobres.
O Halloween é uma tradição estrangeira, importada há "meia dúzia" de anos e festeja-se a 31 de Outubro.
Já que se realizam em dias diferentes podiam perfeitamente conviver sem problemas se não se desse o caso de que o Halloween, gera receita, pois obriga à compra de trajes e máscaras, para crianças e adultos bem como a grandes festas temáticas em hotéis mais ou menos chiques, enquanto o Pão por Deus não movimenta a economia. Daí que ele já quase só se cumpra nas aldeias do interior. Penso que hoje em dia, é difícil festejar qualquer data se ela não for comercial.
Abraço e saúde.
Também não presto muita atenção a este dia.
ResponderEliminarEu "apenas" presto por duas razões:
EliminarPrimeira, é a memória da doação e da partilha
Segunda, é a constatação do facto de o capital ter rebentado com a tradição popular
Os meus netos celebram as duas festas et pourquoi pas?
ResponderEliminarAbraço
Teus netos são uns queridos... dá-lhes um abracinho meu e tu recebe outro!
EliminarAQUI 🇩🇪 FERIADO NÃO EM TODOS OS LUGARES
ResponderEliminarA Igreja Católica comemora o Dia dos Mortos no Dia de Todos os Santos.
Por aqui, tal dia passou a ser celebrado no dia 2, amanhã (já não sei a quantas ando...)
Eliminar