Tal ódio não é nem natural nem nasce por geração expontânea... Se a arte nos salva? Ocorre-me citar Saramago:
"Culturalmente, temos de reconhecê-lo, os homens são facilmente mobilizáveis para a guerra e dificilmente mobilizáveis para a paz. Eis uma evidência que deveria constituir, a Humanidade sempre considerou, ou foi levada a considerar, a guerra como o mais eficaz meio de resolução dos conflitos, e sempre os governantes se serviram dos breves intervalos de paz para a preparação da guerra que há-de vir. Mas foi sempre em nome duma paz futura que se declaram todas as guerras. É sempre para que amanhã vivam pacificamente os filhos que hoje são sacrificados os pais."
Havia mais humanidade durante Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Terceira Guerra Mundial (hipotética e futura ou a Guerra Fria)⁉️ Havia mais humanidade durante Guerra Colonial Portuguesa Guerra militar⁉️ Havia mais humanidade na Guerra dos Cem Anos⁉️ Havia mais humanidade durante a Guerra Civil Espanhola 17/07/1936 – 1/04/1939⁉️ Havia mais humanidade na Guerra do Kosovo 28/02/1998 – 11/06/1999⁉️
É uma força impossível mas que é nossa. Quantos fogos sobre povos ignorados e indefesos os algozes da noite ateiam nos caminhos.
É uma força impossível mas que é nossa. E porque o homem milenário destrói, quando na noite tudo o que as mãos dele não sabem construir.
É uma força impossível mas que é nossa. Ela tem milhões de anos, bebe o sangue das crianças órfãs e, no entanto, é considerada inofensiva e briosa.
É uma força impossível mas que é nossa. No mundo esmagam-se os homens sem se desculpar Gente confusa na sua polaridade extrema e monstruosa ☠️
"É certo que há uma terrível desigualdade entre as forças materiais que proclamam a necessidade da guerra e as forças morais que defendem o direito à paz, mas é também certo que nada, em toda a História, pôde vencer a vontade dos homens, excepto a vontade doutros homens. Não é com forças de transcendência que temos de confrontar-nos, mas sim, e apenas, com outros homens. Trata-se, então, de tornar mais forte a vontade de paz que a vontade de guerra. Trata-se de entrar em mobilização geral para a luta pela paz: é a vida da Humanidade que estaremos defendendo, esta de hoje, e a de amanhã, que talvez se perca se não começarmos a defendê-la agora mesmo. A Humanidade não é uma abstracção retórica, é carne sofredora e espírito ansioso, e é também uma esperança inesgotável. A paz é possível. Mobilizemo-nos para ela."
A humanidade atravessa um mau período, a história registará.
ResponderEliminarMas que comentário mais frio e resignado...
Eliminar(È hora de voltares a ler Saramago)
O ódio reina no mundo. A humanidade anda adormecida, sim. Será que há arte que nos salve?
ResponderEliminarTudo de bom, meu Amigo Rogério.
Uma boa semana.
Um beijo.
Tal ódio não é nem natural nem nasce por geração expontânea... Se a arte nos salva? Ocorre-me citar Saramago:
Eliminar"Culturalmente, temos de reconhecê-lo, os homens são facilmente mobilizáveis para a guerra e dificilmente mobilizáveis para a paz. Eis uma evidência que deveria constituir, a Humanidade sempre considerou, ou foi levada a considerar, a guerra como o mais eficaz meio de resolução dos conflitos, e sempre os governantes se serviram dos breves intervalos de paz para a preparação da guerra que há-de vir. Mas foi sempre em nome duma paz futura que se declaram todas as guerras. É sempre para que amanhã vivam pacificamente os filhos que hoje são sacrificados os pais."
Havia mais humanidade durante Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Terceira Guerra Mundial (hipotética e futura ou a Guerra Fria)⁉️
ResponderEliminarHavia mais humanidade durante Guerra Colonial Portuguesa Guerra militar⁉️
Havia mais humanidade na Guerra dos Cem Anos⁉️
Havia mais humanidade durante a Guerra Civil Espanhola 17/07/1936 – 1/04/1939⁉️
Havia mais humanidade na Guerra do Kosovo 28/02/1998 – 11/06/1999⁉️
É uma força impossível mas que é nossa.
Quantos fogos sobre povos ignorados e indefesos
os algozes da noite ateiam nos caminhos.
É uma força impossível mas que é nossa.
E porque o homem milenário destrói, quando na noite
tudo o que as mãos dele não sabem construir.
É uma força impossível mas que é nossa.
Ela tem milhões de anos, bebe o sangue das crianças órfãs
e, no entanto, é considerada inofensiva e briosa.
É uma força impossível mas que é nossa.
No mundo esmagam-se os homens sem se desculpar
Gente confusa na sua polaridade extrema e monstruosa ☠️
E, de repente, lembrei-me de citar Saramago:
Eliminar"É certo que há uma terrível desigualdade entre as forças materiais que proclamam a necessidade da guerra e as forças morais que defendem o direito à paz, mas é também certo que nada, em toda a História, pôde vencer a vontade dos homens, excepto a vontade doutros homens. Não é com forças de transcendência que temos de confrontar-nos, mas sim, e apenas, com outros homens. Trata-se, então, de tornar mais forte a vontade de paz que a vontade de guerra. Trata-se de entrar em mobilização geral para a luta pela paz: é a vida da Humanidade que estaremos defendendo, esta de hoje, e a de amanhã, que talvez se perca se não começarmos a defendê-la agora mesmo. A Humanidade não é uma abstracção retórica, é carne sofredora e espírito ansioso, e é também uma esperança inesgotável. A paz é possível. Mobilizemo-nos para ela."