13 outubro, 2023

SOU POR ISRAEL? SOU PELA PALESTINA? HAMAS? QUEM SÃO? PORQUE QUERO SAIR DA CONFUSÃO, FUI TER UMA LIÇÃO... E DEPOIS OUTRA, POIS UMA SÓ É COISA POUCA!

Na rádio, ninguém se cala. Na televisão é bomba, atrás de bomba e canhão e mais canhão. Na imprensa escrita repete-se a mesma fita...e, no meio de tudo isso, fico aflito e fui tentar saber... 

 

Foi uma aula longa, intensa... mas será que uma só basta? Pelo sim, pelo não, fui ter outra que estava mesmo ali à mão ...


  

O que foi dito numa aula não foi dito na outra e vice-versa. Mas acho que fiquei com o retrato (quase) completo. Agora estou em condições de ficar mais atento... se quiser, invista seu tempo e faça o mesmo!

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois... pois eu ainda continuo um pouco baralhado!
      Não é que dou comigo a pensar se o Hamas não estará alinhado com Israel? É que os terroristas sempre se entenderam e o ataque até me parece ter sido consentido para agora Gaza ser varrida toda a eito

      Eliminar
  2. Já está tudo tão mastigado‼️
    Não, não sou masoquista e ouvir dois vídeos na língua brasileira.
    Embora eu não precise de lições — ainda as ouvia na língua portuguesa 🇵🇹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão! Brasileiro, mastiga. Guineense, mastiga. Moçambicano, mastiga. Angolano, mastiga. Timorense, mastiga. Pobre língua. Para ti, se fosse falado em alemão...
      ...e juntar alienação com masoquismo...
      Antes só ficar alienada! Né?

      Eliminar
    2. Rogério, tu lês aquilo que eu escrevo tanto à pressa, que NUNCA compreendes aquilo que eu quero dizer‼️‼️‼️
      “Mastigado” refiro-me aqui na Alemanha, onde não podemos dizer uma palavra contra os judeus e a TV não fala doutra coisa.
      Nunca ouvi falar Guineense, Monçabicano, Angolano, Timorense‼️‼️
      Não gosto do sotaque brasileiro como não gosto do dialecto da Bavária.

      Eliminar
    3. Moçambicano‼️‼️‼️

      Eliminar
    4. Gostos não se discutem... há quem não goste do madeirense, eu adoro
      E te recomendo que escrevas ao ritmo em que pensas...

      Eliminar
    5. Teresa Palmira Hoffbauer14 de outubro de 2023 às 16:34

      E eu recomendo-te que te concentres na leitura dos comentários‼️‼️

      Eliminar
  3. Por mais que se explique Rogério é impossível entender esse conflito por território., com tantas guerras durante séculos.É surreal o ódio já imcrustado nesses países. O Brasil tem feito sua parte retirando seus filhos da zona de risco; antes que serjam todos dizimados. Infelizmente, o que sinto é que não há um lado certo outro errado, os dois lados são desumanos implacáveis e terroristas , matando crianças idosos e inocentes. Vamos ver como acaba ,,,
    Obrigada pelos vídeos, ajuda mas não consola.Está triste !
    Um abraço,Rogério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No racional, não dá para entender...
      fico-me com a exclamação:
      Muros? Ó não!

      Abraço desanimado

      Eliminar
    2. A Alemanha também “fez a sua parte”‼️
      Humanitariamente o que interessa é que o governo israelita apoiado pelo Ocidente e pelos Estados Unidos não extermine o POVO PALESTINO 🇵🇸

      Eliminar
  4. Este é um conflito sem fim à vista.
    Sou pela Paz por isso procuro não tomar partido, embora ao olhar para o mapa da Palestina desde 1946 veja como o povo palestiniano tem sido enclausurado, espoliado, expulso do seu chão.
    Mas não aceito terrorismo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo

      Abraço conivente

      Eliminar
  5. Israel é um Estado sionista que se construiu sobre a expulsão de árabes ( setecentos mil refugiados), destruição de aldeias inteiras e massacres como o de Deir Yassin ( duzentas pessoas fuziladas a sangue frio) e que considera ser exclusivamente o "povo eleito" o único a ter o direito àquela terra , além de nunca ter respeitado nem as decisões da ONU nem , sequer , as leis de guerra internacionais.

    Portanto, sei muito bem de que lado estou : viva a Palestina, abaixo o sionismo!

    ResponderEliminar