No passado dia 9, na Livraria Galeria Verney, por iniciativa do Vereador da CMO, que detém o pelouro da Educação e Cultura, Dr. Pedro Patacho, decorreu a sessão de apresentação da 2ª edição do livro "Contos Para Serem Contados"
A sessão contou com uma mesa constituída por Olívia Matos (Associação Desenhando Sonhos) Pedro Patacho (vereador da CMO), Rogério Pereira (autor) e Jorge Castro ( EMACO) |
Olivia Matos, Presidente da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos - "Desenhando Sonhos", depois de apresentar a mesa e agradecer a presença dos Directores da Escolas Básicas que aceitaram o convite salientou ser objectivo da sessão o lançamento de um livro destinado a ser oferecido às crianças que frequentam o 4º ano das escolas, estando previstas sessões em cada escola. Olivia Matos passou de seguida a salientar a importância de, na escola se estimular a leitura e a escrita, introduzindo a passagem do video que dava testemunho de como estas competências estão em risco pelo uso da tecnologia...
No vídeo, em que se reporta a uma entrevista concedida pelo professor, escritor e poeta António Carlos Cortez, deu-se detalhado relevo aos riscos que as crianças correm ao serem incentivados a abandonar o papel e as canetas em contraponto com o intensivo uso da tecnologia... e, desse modo, entrou-se na apresentação dos "Contos Para Serem Contados"
Rogério Pereira, o autor, passou em revista o que fora a estimulante experiência da oferta do seu livro, na sua 1ª edição, de como as crianças em sala de aula desenvolveram trabalhos, de como, numa das sessões, lhe tinham sido apresentados tais trabalhos, lhe foram lidos seus contos, de como ficara sensibilizado ao poema que duas crianças lhe dedicaram e da emoção ao ver um conto seu encenado no dia em que era celebrado o patrono da Escola Luis de Freitas Branco (aproveitando para agradecer a presença da Profª Manuela Esteves, à data coordenadora do Centro Qualifica, a funcionar naquela escola).
Segui-se a leitura do conto "O Caracol Mole e o Escaravelho Seu Conselheiro". Jorge Castro, membro da Direcção da ESPAÇO E MEMÓRIA- Associação Cultural de Oeiras, (que fora a organização editora da 1ª edição), também ele autor de vasta obra publicada. O conto, na verdade não foi lido mas sim contado, fazendo jus à oralidade do conto e emprestando-lhe uma colocação de voz que bem dispensou o uso do microfone...
Sempre a acumular sucessos o autor é a prova viva de que o empenho e a dedicação valem a pena!
ResponderEliminarO meio sorriso no rosto do autor e dos presentes na mesa de pé-de-galo, mostram-nos que quem contou o conto para ser contado, o fez com a ênfase certa a cada conselho do escaravelho.
Parabéns, Rogério!
Um beijinho.
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena" e a minha tem vindo a crescer (está quase do tamanho do meu Ego)
EliminarAh!, sabes de algum escaravelho que queira ser meu conselheiro? É que lidar com professores é mais difícil do que inter-agir com as crianças, juro!
Beijinho agradecido.
Muito êxito, boa sorte para o que está a vir depois.
ResponderEliminar"sorte"
Eliminarusaste o termo certo!
Escrever para as crianças — o sucesso é garantido.
ResponderEliminarComo é que vai o teu outro livro⁉️
Hoje vou mergulhar as minhas mágoas na exposição Chaïm Soutine. Contra a corrente | 2.9.2023 — 14.1.2024
Se forem contos para adormecer, o sucesso é garantido... mas caso seja para acordar para a vida, tal não diria!
EliminarO outro livro está parado... ando com uma luta às costas!
Vou ver se percebo em que águas andas metida, querida amiga...
Muitos parabéns!
ResponderEliminarAbraço
Teus parabéns fazem parte do meu necessário incentivo.
EliminarAbraço agradecido
Meu caro, Rogério
ResponderEliminarSempre a acumular sucesso esse teu livrinho, do qual tenho um exemplar por ti assinado e que irei contar ao meu neto como prometido.
Um abraço
Olá Xavier
EliminarLembro-me bem quando pessoalmente te o entreguei... lá na nossa Festa (aquela que não há outra como ela)
Ainda não sei se no próximo ano lá farei nova apresentação não de um mas de dois livros... temos tempo, te falarei disso.
Abraço, camarada e amigo