02 junho, 2011

O endividamento começou, quando o aparelho produtivo começou a ser destruído... III

Há tempos atrás, prendi-me pela pintura de António Tapadinhas. Fiz uma exposição com os seus quadros e repeti, postando o quadro que está aí ao lado. Representa a extinta Siderurgia Nacional, figurando, em primeiro plano, as ossadas do que entendi ser o resultado da morte da industria dependente dela. O pintor veio depor, comentando que a sua preocupação era a poluição. Fiquei desolado, iria jurar que aquela caveira era da SOREFAME, aquela outra da MAGUE a seguinte da SEPSA ao lado das da FUNDIÇÃO DE OEIRAS, da LISNAVE, da COMETNA e da COMPANHIA PORTUGUESA DO COBRE. Queria-me parecer que as ossadas representavam as pequenas metalomecanicas mortas, fechadas, por baixo de industrias dos sectores da química, agrícola e alimentar. Ele, o meu pintor, acredita serem as vitimas da degradação do ambiente e foi isso que disse ter pintado. Será que uma corrente de opinião acredita que tenha sido em nome da preservação ambiental que se desindustrializou a economia? Bem pode ser... Vá se lá saber... Mas então os países desenvolvidos não desenvolveram tecnologias limpas? Não foi a comunidade do ferro e do aço a percursora da Comunidade Europeia? , esta história está muito mal contada. Pois não sabem que fui eu o causador da morte lenta da economia, pelas intervenções que fazia? Não me diga que não sabia? Não sabia que fui eu o responsável por esta forte componente da dívida? Os partidos que estiveram no poder? Nem pensar, que podiam eles fazer para me poderem travar?

Entre 1990 e 2007 a industria chegou ao descalabro....

Claro que o impacto no emprego também me coloca na lista negra ...

NOTA FINAL: Para quem não acredita que tenha sido eu a fazer tanto mal, nem aceita que a questão ambiental explique o sucedido, pode votar na CDU. O progresso ficar-lhe-á agradecido.

11 comentários:

  1. Depois de ler estes seus dois posts, Rogério, fiquei com um nó na garganta e a mastigar em seco! O Rogério está com toda a razão e mais alguma! É impressionante como os neoliberais têm destruído o Mundo tipo Tsunami!... Já pouco resta, sim e não tardará nada, estamos todos com fome e doença. Há muito tempo que digo que isto é para eliminar uma parte substancial da população. Sei que lidar com o binómio recursos/população seria relativamente fácil, agora gerir recursos/população/ganância, não dá para todos, muito menos nestes moldes. O Mundo entrou numa fase de destruição e a culpa é toda sua Rogério, como eles lhe querem fazer crer, o Rogério não acredita, eu também nunca acreditei, nem nunca acreditarei. Não sei porquê, tantos que acreditam nas lavagens cerebrais e acreditam ser culpa sua (deles), assumem-na! só se foi porque votaram neles... talvez... nunca me tinha ocorrido... ou porque gastaram um pouco mais para terem uma vida confortável, ou sabe-se lá porque carga de água! tudo menos culpa de senhores como este e seus compinchas! Caso do des-regulador Victor Constâncio, que foi até promovido por não regular o BdP!!
    Tornamos a caír no mesmo... a estupidez e a ignorância acabarão por matar este País de uma vez por todas!!! e sim, a culpa é de quem os elege, ou de quem se abstém! Quem me dera ser borboleta e bater asas. :(

    ResponderEliminar
  2. Fada , querida Fada, Espere aí...
    Eu não disse que estava desolado. Só um pouco triste, por este passado. Eu só admito o feito para provocar o conflito. Todos sabem quem fêz. Muitos até sabem porque o fizeram. Amanhã farei um post sobre a venda do país ao desbarato. Depois...Depois darei um ar de...de acreditar... Tem de ser... Que mais pode um homem fazer...

    (seus comentários são contributos importantes, nas soluções é que está o "busilís", né? As minhas são as 50 medidas, bem afereidas)

    ResponderEliminar
  3. Dia 5
    lá estarei
    la estarás

    lá estaremos

    ResponderEliminar
  4. A arte é para ser entendida de acordo com as sensibilidades de quem a observa. Se as caveira são para uns questões ambientais, para outros podem ser sociais ou políticas... A ironia é um recurso tão cabal como outro qualquer...
    Além do mais, a ironia alivia!

    L.B.

    ResponderEliminar
  5. Ná...a caveira costuma estar omnipresente nos templos maçónicos...

    ResponderEliminar
  6. Bem, intrometida que sou digo, se tudo que li, me parece bastante complexo, complicado, injusto e desumano...pensei! e meu pobre país? Assolado pela corrupção, em todos os níveis, criando milhares de miseraveis que sustentarão esses corruptos(ironia, ironia...).
    Em meu trabalho, vivo a miséria do meu semelhante,até dói, faço o que posso,acho que a arte ainda pode ser um meio de reflexão...sempre a utilizei, mas sem torná-la panfletária. Hoje lido com pessoas, no séc. XXI que mal sabem ler, triste demais...
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Posts muito importantes, suponho que uma grande maioria das pessoas que vai votar no próximo domingo, nem sequer faz a mínima ideia como o País chegou aqui.

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Que importantes são estas retrospectivas! Toda a gente devia saber destas coisas. Ma os jornais, na fúria de venderem e de se mostrarem muito modernos, não se interessam por explicar a realidade!

    Pois é, Rogerito, tenho muito respeito pelo PCP, sempre tive (coisa que nunnca aconteceu relativamente ao PSD e ao CDS) mas não vou votar consigo! Voto um bocadinho mais à direita, não se zangue comigo... E não é pelo "Socas"; é por convicção antiga.

    Bom fim-de-semana...

    ResponderEliminar
  9. Meu querido,

    Ando de "boa" com o mundo. Vou sair de férias. Mas deixo aqui o meu apoio a sua importante causa. Continue com suas importantes reflexões. Daqui, quem sabem, terás outro livro?

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  10. Um presente "sagrado" para ti
    http://lerescrevereviver.blogspot.com/2011/06/sagrado.html
    Um bj querido amigo

    ResponderEliminar