01 junho, 2011

Redacções do Rogérito (5)

Tema de hoje: "O Falso Dia Mundial da Criança"

A Dª Esmeralda hoje deu-me toda a atenção por ser dia mundial da criança apesar de para ela esta data ser um embuste para comemoração de um acontecimento importante que foi noutra data não hoje mas ela receia que eu me ache tratado como um desigual e que estas coisas de serem dia das crianças em datas trocadas as crianças não devem ser prejudicadas e para ela embora não seja a data certa também se lembrará da outra quando ela em Novembro chegar e assim ela resolveu dedicar-me a tarde e falar-me como se fala a gente crescida e eu gosto que ela me fale assim pois quando se fala para um miúdo como se fosse bebé acaba-se por se falar a adultos como se fossem miúdos e é isso que acontece lá na casa da vizinha do quarto andar ao matulão que já tem a idade do Ronaldo e ainda o tratam por Zézinho como se fosse o menino que acaba por aceitar ser até porque também não lhe dão nada para ele fazer coisa que não acontece comigo a quem a Dª Esmeralda fala com perfeito juízo de coisas sérias e eu sinto-me responsável por coisas que ela diz sem ser o que ela fala quando está zangada com a vizinha do quarto andar o que acontece mesmo agora hora que está mesmo zangada e está como eu nunca a vi e a dizer com o sangue todo a ferver que essa vizinha é um caso perdido por ir votar em quem lhe fez despedir o marido e congelar a pensão do pai dela e cortar no abono de família dos três filhos da nora dela só porque esta nora que ela tem teve de arranjar outro emprego e como já tem dois não tem direito mesmo que o marido não faça nada a não ser olhar para o céu e de vez em quando mudar a fralda ao neto do meio porque o mais novo por ser um estorvo anda num colégio que não é pago há dois meses e meio e que aquela divida vai ter que ser renegociada pois o dinheiro lá de casa não chega para nada e o colégio não terá outro remédio do que converter em mais prestações aquela dívida de poucos tostões...

Com o Programa da "troika" a situação social irá agravar-se (ver aqui) colocando, também, na gaveta todos os direitos nomeadamente os inscritos na Declaração dos Direitos da Criança - ONU


AVISO AOS SEM PACHORRA: Podem, os sem paciência para pontuar redacções, reler a Declaração e perceber como o futuro se adivinha negro para as crianças directamente e indirectamente por via das famílias atingidas (e até agora distraídas...)

6 comentários:

  1. Penso que o "matulão" é tratado por "Zezito" que é ainda mais bonito...

    Sabe dizer coisas sérias a brincar este menino, mas a de hoje é tão séria que só pode deixar no rosto uma marca sombria de preocupação.

    L.B.

    ResponderEliminar
  2. Rogérito
    De facto tu cedo aprendeste com o teu avô. Claro que quando escreves faze-lo a sério, apesar da trabalheira que dá pôr os pontos e virgulas no sítio para perceber(não vá teres herdado o mau feitio do teu avô e dares-me alguma ripada parecida com a que ele me deu um dia destes. Mas pronto ele tinha razão e mais nódoa negra menos nódoa negra, já passou,
    Pronto)
    Espero que o teu Avô não ande para aqui a vasculhar os teus posts e respectivos cometários. Senão estou tramado.
    Pronto só te queria dizer a ti que ainda és um puto que ganhes juizo e que te juntes à tua geração e comecem a discutir como é que vocês se podem tornar no homem novo que têm forçosamente que construir o mundo novo. Aquele mundo novo que nós, os quotas não conseguimos. Alguns de nós até podemos ajudar, mas atenção há os bem e os mal intencionados.
    Quanto à data? Tambem fiquei confuso. Mas manda lixar isso e faz com que todos os dias sejam da criança.
    Se estiveres com o avô dá-lhe um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Rogerito
    Eu já escrevi muitas vezes sobre a hipocrisia do Dia da Criança mas deixa-me que te conte algumas histórias de meninos como tu que conheci pelo mundo inteiro e nunca tiveram, certamente direito a receber u carinho no Dia da Criança.
    Queres ler as histórias deles? Então vai aqui:
    http://cronicasdorochedo.blogspot.com/2008/12/cartes-de-boas-festas-8.html
    Espero que gostes

    ResponderEliminar
  4. Oi Rogério!

    Presumo que não há muito que se comemorar, principalmente às crianças, que, tal como no texto, ouvem, sentem, percebem o "mundo dos adultos" se diluindo em frágeis pedaços que vão se tornando bolhas de sabão nada bonitas. Por aqui, embora ainda não tenhamos uma crise econômica como aí, temos uma "casta" que nos envergonha diariamente. Uma não, duas. A dos políticos e a da imprensa. Noto que as pessoas perderam a vergonha na cara. Principalmente as que subiram nos banquinhos do poder.
    Às crianças, só me resta rogar que aproveitem bem o tempo que ainda há para risos e brincadeiras ingênuas.

    (seu último comentário em meu blog tocou-me profundamente, obrigada)

    Beijos

    Carla

    ResponderEliminar
  5. Olá Rogério.

    Quem tem crianças, sabe que todos os dias é o dia delas, porque elas são a prioridade. Aqueles que não as tiveram, mas lidam diariamente com elas, sabem que o dia da criança é todos os dias também e, que infelizmente como as coisas estão, não serão crianças durante muito tempo, porque desde já estão vivendo em conjunto com os mais velhos, sentindo as dificuldades que as famílias atravessam para lhes dar o básico e muitos nem isso já estão conseguindo chegar.


    Kandandos

    ResponderEliminar
  6. "A criança portuguesa é excessivamente viva, inteligente e imaginativa. Em geral, nós outros, os Portugueses, só começamos a ser idiotas - quando chegamos à idade da razão. Em pequenos temos todos uma pontinha de génio."
    Eça Queirós

    Beijinho

    ResponderEliminar