18 dezembro, 2011

Homilias Dominicais (citando Saramago) - 62

..................................................................................................................Imagem retirada daqui

HOMILIA DE HOJE
(...) "a democracia não é grande coisa, mas é o menos mau dos sistemas? Não parece, porque quando o espaço da democracia passa a ser ocupado por algo que não tem nada que ver com a democracia, que é o peso, a influência, o poder do dinheiro, não há democracia que resista. E além disso, nós nunca vivemos em democracia, e não vivemos agora mesmo em democracia, vivemos numa plutocracia, o governo dos ricos, para que os ricos ganhem mais e para que os pobres sejam cada vez mais pobres e cada vez em maior número. Esta é que é a realidade"

"(...) um político português, na altura primeiro-ministro - de quem não vou dizer o nome por caridade - declarou alto e bom som que a política é a arte de não dizer a verdade. Quando um político se atreve a dizer isto e a pensá-lo, porque está convencido de que é assim, a democracia não está em muito boas mãos."
José Saramago - extractos da entrevista à Lusa, 2008-11-05 
Pela primeira vez em 62 semanas de palavras citadas, inverto a Eucaristia e coloco em primeiro plano o citado. Contextualiza-me a mensagem. Teria Saramago, para além de confirmar o discurso seu, a esperança renovada se tivesse assistido, na sexta e sábado passados, a um movimento de cidadania como há muito não se via. Estou certo que juntaria seu nome e estaria envolvido penalizando, dessa forma, outros intelectuais portugueses que teimam em não aparecer...  Sobre o que se passou e qual o mandato para estes nomes, nada de destaques nos media.  A plutocracia impõe o silêncio. É que outra forma de mentira (muito poderosa) é a omissão e, não esqueçamos: as más mãos em que a Democracia se encontra também são as más mãos que dominam e manipulam a opinião. Entretanto, o Natal magro será passado com a sensação de um pecado manipulado: É assim, porque vivi acima das minhas possibilidades. Será reposta a verdade.