01 junho, 2013

Redacções do Rogérito - 14 (este devia ser o Dia da Vizinha do Quarto Andar)

Tema: "O Dia Mundial da Criança"

Hoje vou escrever como deve ser e dizer que a dona Esmeralda deu-me toda a atenção por ser dia mundial da criança apesar de para ela esta data ser um embuste* mas por muito que lhe custe ela também segue o calendário o que já aconteceu o ano passado  e se alguém disso não estiver lembrado pode ir comprovar com uma redacção quase igual que ainda lá deve estar. 
A dona Esmeralda fez mais uma vez uma coisa muito boa e resolveu dedicar-me uma parte do dia para me dar alegria e falar-me com aquele preceito e jeito com que se fala a gente crescida e eu gosto que ela me fale assim pois quando se continua a falar para um miúdo como se fosse bebé acaba-se por se falar a adultos como se fossem miúdos e é isso que continua a acontecer lá na casa da vizinha do quarto andar ao matulão que já disse ter a idade do Ronaldo e que casou o ano passado mas que o continuam a tratar por Zézinho embora já espere um filho ainda que eu não lhe conheça a mulher pois consta que na minha ausência fez grande desavença e a dita fez nesse dia uma fita que alvoraçou o prédio todo a dizer que o Zézinho era dela mesmo se os dois não tivessem trabalho e que mais valia ir gritar para a rua que a luta continua do que viver às sopas da sogra e também a gritar que não queria o Banco Alimentar e que ela queria era trabalhar em vez de andar a pedinchar.
Cá para mim a haver um dia assim devia era ser dedicado à vizinha do quarto andar para ela ter todos os outros dias para poder pensar que isto tem de mudar e que as crianças deviam ter alegrias todos os dias.

(*) O Dia Mundial da Criança é oficialmente o dia 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.

12 comentários:

  1. Rogerito, tens toda a razão, as crianças devem ter alegrias todos os dias, mas como algumas têm fome... Temos que por o país a pensar e a agir para tal não acontecer.

    beijinho e um dia feliz para ti

    ResponderEliminar

  2. O Rogérito sempre pertinente nas suas «redacções» e escrevo como antes do Acordo porque parecendo que não as mudas consoantes davam um jeito danado ao fazerem-nas desaparecer pensavam que silenciavam as vogais mas esqueceram-se que é com estas que se escreve tudo desde criança a não.

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  3. o Rogerito a falar duro para os adultos...

    ResponderEliminar
  4. Mas brincar à caridadezinha faz bem ao ego de tanta gentinha!
    Até vão à televisão e tudo...

    ResponderEliminar
  5. O rogérito está crecidinho está mesmo...:)

    Tens razão nas letrinhas mais pequeninas. Pouca gente sabe. Mas também o mundo não é igual para todas as crianças.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Olhando para o pequeno da foto, direi que é um felizardo pois foi lhe dada a possibilidade de ser uma criança imaginativa e criadora. Presumo que a redação lhe pertence por isso aqui ficam os meus parabéns.
    Indignemo-nos. :)

    Boa noite.

    ResponderEliminar
  7. Rogerito, muito bem dito! É que cada vez há mais crianças que cada vez menos podem fazer as coisas que lhe são devidas. E isso preocupa-nos a todos exceto aos "senhores" deste "governo"!

    ResponderEliminar
  8. Ah Rogerito, deixa-me partilhar o teu escrito!

    ResponderEliminar

  9. Nem sei o que pensar ao ver o estender de mão a alastrar e o monstro do "habituar" já ali, a ameaçar.


    O Rogerito pensa que nem gente grande!

    ResponderEliminar
  10. cada vez mais o Rogérito escreve redacções com grande imaginação e conhecimento do que se passa à sua volta.
    A Vizinha do 4º andar devia ser eleita a vizinha do ano, porque sabe falar com uma criança com seriedade e consideração que é como as crianças gostam de ser tratadas. Só assim aprendem como de devem tratar os adultos.
    Naquele fuzué lá em casa teve razão a nora, ele queria era trabalho e não andar a depender de banco nenhum nem sequer desse que se diz contra a fome.
    Quando eu for grande quero ir morar para esse prédio.
    Cada país celebra o dia da criança a seu bel-prazer? Eu gosto do nosso dia e assim é que deve ser.
    Sem imposições...:)

    ResponderEliminar
  11. o Rogerito a "namorar" a Guidinha?

    excelente.

    abraço

    ResponderEliminar