15 março, 2020

A dona Esmeralda e a vizinha do 4º andar, a conversar (37) - [Um exemplo exemplar...cá no meu bairro!]



Mantendo a distância que lhes parecia segura, lá continuaram o bate-papo
Vizinha do 4º andar (quase sem poder falar) - E agora? Plano de emergência? Como irá ser? Ai, dona Esmeralda, ainda estou toda a tremer...
Dona Esmeralda (a tentar pôr a calma) - Cara vizinha, temos quem esteja a pensar em nós... Não leu o papelinho que lhe deixaram lá escada, à sua porta de entrada?
Vizinha do 4º andar (a gaguejar) - Qua_qua_quaaaal pape_pe_linho?
Rogérito (abrindo a janela lá do alto e fazendo de arauto) - O papelinho, oriundo da paróquia, também estava à minha porta e assim dizia:
"É muito importante que fiquem em casa! Por isso se pertencem a um dos grupos de risco, fiquem em casa que nós iremos tentar fazer as vossas compras de mercearia e farmácia.
Somos um grupo de paroquianos de São Julião da Barra que quer ajudar-vos a protegerem-se e assim atrasar a disseminação do vírus Covid-19.
Façam a vossa lista de compras e telefonem-nos para o 920 XXX 919. Tudo faremos para conseguir as vossas compras o mais rapidamente possível. Tenham em mente que é natural que haja filas ou que alguns produtos estejam esgotados."
Porém, se não pertence a nenhum dos grupos de risco e vai sair para fazer as suas compras, pedimos que equacione a hipótese de fazer as dos vizinhos mais vulneráveis. Tome todas as medidas de protecção possíveis.
Se quiserem ajudar-nos a fazer as compras dos outros vizinhos pode também contactar-nos para o mesmo número.
Obrigado! Juntos vamos ultrapassar esta dificuldade!"
________
PS: Falei esta manhã com o coordenador da iniciativa  e combinámos o que poderia eu vir a fazer para ajudar... como pertenço a um grupo de risco para já não risco...

7 comentários:

  1. Pertencemos ao grupo de risco, mas segundo leio e oiço, Rogério, as pessoas mais atingidas pelo vírus têm sido os mais jovens do que nós.
    Tomemos todos as devidas precauções conforme indicações da OMS e de todas as entidades competentes, mas não embarquemos em delírios nem em exageros. O pânico é o maior aliado das epidemias.
    As vizinhas do Rogérito que falem pelo 'Telegram' por sms, por megafone até.

    Meritória e digna de louvor essa iniciativa dos paroquianos de São Julião da Barra.
    O Rogério pode 'riscar' noutros sectores menos expostos ao risco.
    Já fez tanto pela comunidade...

    Fiquem bem e tentem preservar-se.

    ResponderEliminar
  2. AQUI a solidariedade também é enorme. Uma crise que nos faz refletir sobre a vida a que estávamos acostumados e que de um dia para o outro se modificou completamente.

    ResponderEliminar
  3. Janita, de facto qualquer um de nós em qualquer faixa etária pode ser vítima de contágio, mas os idosos são os que desenvolvem as formas mais graves da patologia, para além de serem muito mais vulneráveis ao contágio já que, ao que de momento se sabe, apresentam muito mais receptores ACE2 no tecido pulmonar do que os jovens adultos. É a este ACE2 - enzima conversor de angiotensina - que o Sars-CoV2 "procura" no tecido pulmonar e, tanto quanto se vai sabendo, repito, também é a quantidade de vírus que consegue infectar esse tecido o que determina a gravidade da doença. Os idosos, de momento, continuam a ser o grande grupo de risco.

    Rogérito, muito obrigada por nos fazeres chegar a notícia da solidária iniciativa dos paroquianos de S. Julião da Barra.

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  4. A solidariedade é sempre de louvar seja ela qual for. Ajudar quem mais precisa, neste caso os mais idosos, é uma decisão das mais belas que já alguma vez vi e soube que existia.

    Bem hajam homens e mulheres de tão bom coração e vontade de entreajuda.
    .
    Uma semana feliz

    ResponderEliminar
  5. O maior risco é quando se toca em dinheiro
    sempre de mão em mão

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Uma comunidade muito solidária como deveriam ser todas.

    ResponderEliminar
  7. Há muitos problemas em equação, aflige-me as pessoas com mais idade e que estão sozinhas. Ainda bem que pelo menos alguns estão a tentar dar resposta.

    ResponderEliminar