20 março, 2020

O SNS soma e segue...


De há muito estava marcada. A consulta era de rotina, se não me engano é duas vezes ao ano que vai acontecendo. A minha enfermeira-de-família ligou-me na passada segunda-feira dando-me conta que a consulta não seria, por razões mais que conhecidas, uma consulta como as outras e que à hora marcada a médica me ligaria. Hoje ligou. Falámos um pouco sobre como ambos estávamos, sem inverter o sentido da consulta. Depois dei-lhe o meu peso e os valores da tensão. "Rogério, nós não queremos esse valor tão alto!, vai medir outra vez e daqui a vinte minutos volto a ligar, pode ser?"  Respondi que sim e dei-lhe os novos valores vinte minutos depois. De pronto passou a receita ajustando-a à situação determinada pelos valores da tensão...

O SNS soma e segue nas escalas de meu reconhecimento e gratidão.

9 comentários:

  1. A tensão arterial elevada baixa automáticamente, quando a médica não quer valores tão altos e dentro apenas de 20 minutos?!

    ResponderEliminar
  2. Cuidado com a tensão arterial.
    Abraço e saúde.
    (A mim telefonaram-me às 5 horas a desmarcar a consulta do dia 25 no hospital de Santa Maria)

    ResponderEliminar
  3. Elvira

    A sua consulta carece de observação
    A minha não

    ResponderEliminar
  4. "Rogério, nós não queremos esse valor tão alto!, vai medir outra vez e daqui a vinte minutos volto a ligar, pode ser?" Respondeste que sim e ela aceitou os novos valores vinte minutos depois!

    QUER DIZER QUE: os primeiros valores eram falsos!!!
    Não sabes medir a tensão arterial, Rogério?!

    Saúde e tranquilidade.

    ResponderEliminar
  5. É de cartilha. É de cartilha e de rotina que, perante valores alterados da T.A., se faça uma segunda medição alguns minutos depois, ainda que em consultas presenciais.

    A confirmação, aquando da obtenção de resultados que fogem à normalidade, faz parte da boa prática médica.

    Mantém-te atento a essa tensão e um forte abraço, Rogério.

    ResponderEliminar

  6. Tenho tido experiências idênticas. E sim, acredito no SNS, (como sempre acreditei) nos seus profissionais, na sua competência e capacidade de se desdobrarem, de fazerem, eu diria, milagres. Por isso é também a GRATIDÃO uma das minhas palavras do dia.

    Bom Dia Da Poesia!
    E, já agora, avie essa receita, quanto antes.


    Lídia

    ResponderEliminar
  7. Felizes daqueles que em 20 minutos fazem com que a tensão arterial baixe para níveis aceitáveis. Ainda bem que assim foi

    Quanto ao atendimento, felizmente que ainda existem situações agradáveis em todos os locais não senso sns excepção

    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  8. Nossa tensão, no decorrer do dia, não é sempre igual, varia devido as nossas emoções ou a exercícios físicos! A minha nunca é a mesma; procuro tirar quando estou mais calma, tranquila. Se sobe muito, mascara, me dão remédio. No dia seguinte, se tomar, ela baixará muito.
    Então para ir no cardio, faço a medição uma semana antes, sem exercícios e tranquila. Fui tomando nota.
    Hoje não tomo mais esses remédios. Com pressão 11,5? 12,8? Mas um dia cheguei lá no consultório, meio afobada, estava com 14,5 e o médico deu.
    Parei.
    Beijo!

    ResponderEliminar