24 março, 2020

O CODIV-19 põe a descoberto: «Uma União de 27 “uniões”»


«No domingo, 15 de Março, a Alemanha passou a impor restrições de viagem ao longo da maior parte das suas fronteiras, sem preocupar-se sequer em informar os países seus vizinhos. Vários outros membros da União Europeia – incluindo República Checa, Eslováquia, Polónia, Portugal e Dinamarca – também tomaram medidas para impor restrições nas fronteiras e, em alguns casos, com poucas notificações prévias. Será isto legal? E o Acordo de Schengen?

Ursula van der Leyen deve ter entrado em pânico. De tal maneira que logo na segunda-feira, 16, organizou uma videoconferência apelando à calma e pedindo que todos os Estados membros façam o que a presidente da Comissão deseja. E solicitou que todos estivessem de acordo com a proposta de proibição de viagens durante 30 dias.

Finalmente o caos pareceu controlado. Mas foi a chanceler alemã Angela Merkel quem anunciou um encerramento da União Europeia por 30 dias para os cidadãos do exterior.

E, no entanto, isso não impediu que vários Estados membros mantivessem as suas próprias regras de funcionamento nas fronteiras internas, ignorando a presidente da Comissão.

O que talvez ninguém esperasse foi a inesperada reacção da Sérvia – país candidato à entrada na União – que aproveitou a oportunidade para declarar o seu descontentamento com Bruxelas por considerar o encerramento das ligações ao exterior uma ameaça directa às suas relações com a China. É importante notar que a supressão de viagens e o encerramento prejudica os Estados membros (e os que estão na fila para ingressar na UE) que pretendem comprar equipamentos fora da União (e também os que os poderiam exportar para o exterior do bloco).

“A solidariedade europeia não existe; é como um conto de fadas que nunca saiu do papel”, declarou o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, numa conferência de imprensa que se tornou viral nas redes sociais. “O único país que pode ajudar-nos nesta difícil situação é a República Popular da China; em relação ao resto, obrigado por nada”.

Vucic criticou a decisão da presidente da Comissão Europeia e fez apelos ao governo chinês para ajudar com equipamentos clínicos e médicos, uma vez que não pode contar com o apoio de Bruxelas e dos Estados membros da União.

A situação pode implicar que o processo de adesão da Sérvia abrande ou seja mesmo anulado, uma vez que a União Europeia é uma entidade bastante petulante e que não encara com bons olhos as nações que tendem desafiá-la.»
in "A GRITANTE INUTILIDADE DA UNIÃO EUROPEIA"
Ler tudo n´O LADO OCULTO

4 comentários: