02 março, 2020

Ainda a festa dela...


Volto a falar da festa do aniversário dela, nem tanto para salientar a estridência do assobio como chamamento ao apagar das velas, mas para comentar a necessidade de ter assim interrompido... 
E o que é que foi interrompido? 
Como sempre, sempre que a família se reúne, acontece cavaqueira. O tema? Surgiu, sem prévia agenda, primeiro à volta dos comportamentos, para depois chegar à caracterização do perfil da juventude dos nossos dias. E o que se disse? Seria interessante reportar tim-por-tim o que foi dito, mas não seria lido. Reportar mais de duas horas de conversa animada sem conseguir transmitir o calor e o ênfase colocada em cada palavra, seria esforço inglório. Ninguém leria! Fica a minha síntese:
Hoje, a grande maioria da criançada é filha de uma família desestruturada: em 100 casamentos, 60  dão em nada;
Hoje,  apenas 18% da população que trabalha pertence à classe operária... 
Ou dizendo de outro modo, são poucas as famílias que terão algo de importante (e coerente) a acrescentar à educação das crianças.

4 comentários:

  1. Desculpa-me por só agora ter conseguido vir até cá para te deixar o meu abraço de parabéns pelo aniversário da tua primogénita. Tenho vindo a piorar muito nestes últimos dias.


    Forte abraço para ti, para a Teresa e para a feliz aniversariante :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Li o texto com toda a atenção e, reparei ter ficado triste porque, concordo com tudo o que foi dito. Cada vez existe menos paciência para as pessoas, incluindo as casadas ou que vivam em união de facto, se entenderem ou "aturarem". Os tempos mudam. Para uns, ainda bem que mudam. Para outros nem tanto. Tudo o que é demais...enjoa e é criticável
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar

  3. As políticas de proteção à Família, os horários de trabalho cada vez mais longos e inflexíveis, (não se pense que a escola pode substituir a família), os baixos salários e consequentes dificuldades no cumprimento de responsabilidades, não são alheias a esta desestruturação que tem, de facto, uma influência terrivelmente negativa no desenvolvimento e crescimentos dos mais novos.

    Lídia

    ResponderEliminar
  4. Mesmo com casamentos ou uniões de facto a darem para o torto há ainda quem faça tudo por tudo para transmitir segurança, valores, conhecimento às crianças!
    Além do pai os meus netos têm uma avó!
    Desculpa ter puxado a brasa à minha sardinha! :)

    Abraço

    ResponderEliminar