10 março, 2020

O Dia Mundial da Poesia adiado por tempo indeterminado...


A iniciativa estava planeada. Hoje de manhã a conversa foi longa com a professora. Deu-me conta do alinhamento, do entusiasmo posto pelos alunos, primeiro nas escolhas das músicas e depois nas primeiras leituras das letras-poemas. Os poemas que seriam declamados, os cantados e os encenados. Dizia-me ela que a maior dificuldade estava a ser a conjugação dos horários para os ensaios. Falou-me das jovens de etnia cigana e do seu receio à exposição ao público e da pronta persuasão e incentivo do jovem, que à viola as irá acompanhar. Falou-me de batuques, um recurso de jovens dos países africanos para dar força àquele poema já escolhido. Lamentava-se ela porque outros alunos estrangeiros, que frequentam o Centro Qualifica, a relação deles com a língua de Camões ser, na maioria dos casos, ainda muito primária... Interrompi-a lembrando-a que não se trata de um espectáculo mas de um encontro festivo... e do outro lado ouvi a expressão exclamada: "No ano passado aconteceu mesmo isso!" e com palavras de incentivo uma ao outro nos despedimos.

De tarde, voltou a ligar-me: "Sabe?, há professores a alertar para a insegurança e receio de juntar jovens e idosos num contexto como este que estamos vivendo"... trocámos mais palavras e a decisão foi tomada: a iniciativa fica adiada mas mantendo o alinhamento e a jura de sobre ele mantermos segredo, com uma excepção a abertura com a interpretação do "Cálice", logo após o Domingos Lobo e o Diogo lhes passarem a palavra...

7 comentários:

  1. Decisão muito assisada, face às peculariedades comportamentais do Coronavírus nas diferentes faixas etárias do ser humano. Com efeito, não é mesmo nada prudente promover ajuntamentos de jovens e idosos no actual contexto evolutivo deste específico CoV.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito bem escolhido este poema cantado pelo Chico!
    Se as escolas fecharem, o que é provável, não poderei ficar com os netos porque pertenço a um grupo de risco agravado.
    Aguardemos com calma!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá:- Não admira visto as coisas estarem complicadas em praticamente todo o mundo em função do coronavírus. Digo mesmo que mais complicada que aquilo que as pessoas admitem e julgam.
    Oxalá o pior não esteja ainda por chegar... Oxalá...
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  4. E continua: -> "conversavinagrada.blogspot.com

    Não foi possível partilhar a tua publicação porque esta ligação desrespeita os nossos Padrões da Comunidade
    Se achares que isto não vai contra os nossos Padrões da Comunidade, informa-nos."

    ResponderEliminar

  5. um dia será possível...neste momento está tudo muito complicado.

    :(

    ResponderEliminar

  6. Adiar as comemorações do Dia da Poesia é aceitável, tendo em conta o momento indefinido que se vive. Adiar a Poesia é que não vale, mesmo.


    Lídia

    ResponderEliminar
  7. "O que perde o dia, não perde o ano", já dizia a minha avó.
    Abraço

    ResponderEliminar